O Instituto LEIA de Pesquisa, a serviço da FOLHA DO ES, revela a situação eleitoral em Cachoeiro de Itapemirim-ES para 2020, a quase 1 ano das eleições, levando em conta os pré-candidatos apresentados até o momento. O deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) é disparado o favorito com 40,75% dos votos. A amostragem é estimulada, apresentando os nomes aos entrevistados.


Em segundo lugar, apresenta-se o prefeito Victor Coelho (PSB), com 15,25%, que também não anunciou sua pré-candidatura acompanhado de perto do vereador Alexandre Bastos, também do PSB, com 10,25% Estes são os três primeiros colocados nessa primeira prévia acima de dois dígitos. 


 A curiosidade é o tamanho de Ferraço sem anunciar que é pré-candidato (pela sua própria boca) e a pontuação de Bastos que não é reconhecido pelo seu partido como pré-candidato, motivo que o levou a renunciar à presidência do PSB de Cachoeiro-ES recentemente.

 

Os demais pré-candidatos apresentaram índices abaixo de 10%. Será divulgado amanhã, 25, o quadro sem Theodorico Ferraço e a pesquisa vai mostrar a redistribuição dos seus votos. Certamente, o tabuleiro ficará diferente do publicado. 

SOMENTE OS VOTOS VÁLIDOS

Até 31 de dezembro, as pesquisas podem ser divulgados sem registro, pois o sistema do TSE não disponibiliza antes desta data inserções referentes às eleições de 2020. 

 


Metodologia de pesquisa:

Pesquisa quantitativa não probabilística com determinação de cotas de sexo, idade e região de pesquisa junto a uma amostra representativa de eleitores do município de Cachoeiro de Itapemirim  - ES.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro: A amostra foi calculada usando um nível de confiança de 95%, margem de erro de 4,9% e número total de eleitores N=136.949. Sendo assim a amostra foi composta de 400 eleitores pesquisados.
A estratificação é feita com base na proporção dos segmentos sexo e faixa etária e terão os seguintes tamanhos: Sexo masculino (46,75%) e feminino (53,25%).

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo: Após os trabalhos de campo, serão selecionados 20% dos questionários aplicados individualmente pelos entrevistadores, para verificação das respostas e adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.


O Plano Amostral é construído pelo estatístico Gabriel Antonio Torres Pinto (CONRE 8198) contratado da FOLHA.