No quadro estimulado da pesquisa do Instituo LEIA realizado na quinta-feira, 7, a pré-candidata e deputada Federal Norma Ayub (DEM) sobe para 40,25%, seguida do prefeito Tininho (PDT) com 25% e do empresário Toninho (PODEMOS) com 11,50%. A amostragem atingiu 400 pessoas em Marataízes. Margem de erro de 4,87% e confiabilidade de 95%.

Pelo quadro espontâneo apresentado ontem (8), estima-se que a maior parte dos indecisos e brancos e nulos  migrou para a deputada federal democrata, modificando pouco a condição dos demais pré-candidatos, dentro da margem de erro. Na espontânea, apresentava-se 34,50% de votos inválidos - não dirigidos a nenhum candidato -. No cenário estimulado, cai para 13,50%.

O pré-candidato Marcos Vivacqua (PTB) subiu para 8,50%. Já o ex-deputado estadual Rudinho (PROS) não progrediu muito com apenas 1,25%

A FOLHA ES divulgará o último quadro, de rejeição, importante para a análise do cenário geral para fazer o cotejo com o apontamento da aprovação dos pré-candidatos.

+ Pesquisa espontânea aponta empate técnico em Marataízes entre Norma (25,25%) e Tininho (22,50%)

 


METODOLOGIA

Pesquisa quantitativa não probabilística com determinação de cotas de sexo, idade e região de pesquisa junto a uma amostra representativa de eleitores do município de Marataízes - ES.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo , idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:

A amostra foi calculada usando um nível de confiança de 95% , margem de erro de 4,87%, e número total de eleitores 28.718. Sendo assim, a pesquisa ouviu 400 eleitores.

A estratificação é feita com base na proporção dos segmentos sexo e faixa etária e terão os seguintes tamanhos: Sexo: 47% (masculino) e 53%(feminino); Faixa Etária: 16 a 24 anos ; 25 a 34 anos; 35 a 44 anos; 45 a 59 anos; e 60 anos ou mais.

Localidades de Marataízes abrangidas pela pesquisa: Acapulco, Barra Bacia, Barra Nova, Barra Velha, Boa Vista, Brejo dos Patos, Canaã, Centro, Cidade Nova, Jacarandá, Lagoa Dantas, Lagoa do Siri, Lagoa Funda, Pontal, Praia dos Cações, Santa Rita, Santa Tereza e Timbó.