O deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM), em reunião ontem (6) com lideranças do seu partido e de outras siglas e seus pretensos pré-candidatos a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim-ES, comunicou que prefere construir a unidade em torno de um nome apontado por pesquisa sem ser o dele.O pretexto é visado e virou tradição na estratégia do democrata para sair fora da pressão dos seus correligionários "ferracistas" que em todas as eleições nutrem esperança pela retomada da Prefeitura Municipal.

A reunião aconteceu em Cachoeiro de Itapemirim. Em outubro ele movimentou o mercado político expressando vontade de disputar. Na verdade, Ferraço queria chamar atenção do governador Renato Casagrande (PSB) que saiu da indiferença e o convidou para uma conversa em final de outubro. De lá para cá, ele mergulhou e emergiu com a tradicional proposta de união em torno de um nome avaliado por pesquisa que não seja o dele. Uma história repetida quando se trata de eleições municipais em Cachoeiro desde quando perdeu para o petista Carlos Casteglione.

Ferraço, com essa driblada, fica mais à vontade para cuidar da pré-candidatura da esposa, deputada federal Norma Ayub (DEM), em Marataízes e , praticamente, cruza os braços em Cachoeiro, ainda que diga que não. Sua fala oficial é que só decidira sobre possível pré-candidatura ou não, em março, o mês também sempre citado por ele nas eleições passados como referência para desistir. 

A saída de Ferraço do cenário atende à expectativa do prefeito Victor Coelho (PSB) que se mantém favorito para sua reeleição. Uma jogada de mestre do governador Renato Casagrande que deve acenar para o deputado com a presidência da Assembleia após a derrocada do projeto de reeleição do atual presidente Erick Musso (PRB) via Projeto de Emenda Constitucional.