Para não contaminar o cenário eleitoral, induzindo o eleitor a erro, o Instituto LEIA decidiu retirar o nome do deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) das intenções de votos no quadro estimulado. A liderança cachoeirense realizou reunião recente do seu partido e anunciou que só decidirá se entra ou não como pretenso candidato a prefeito no início de abril, último prazo para a chamada janela eleitoral para os políticos com mandatos troquem de partido.

O formato sem Ferraço se justifica porque sua inserção não retrataria a realidade do momento a partir do momento que o democrata poderá no mês de abril anunciar essa renúncia de pré-candidatura e com isso conter o curso natural da demais pré-candidaturas confirmadas neste momento.

"A pesquisa será mais legítima sem o nome de Ferraço e não subtrairá a realidade em favor ou em desfavor desse ou aquele nome, prejudicando a amostragem, explicou o jornalista Jackson Rangel, analista político do Instituto e da FOLHA DO ES que divulga os cenários pesquisados.