O prefeito Victor Coelho (PSB) lidera a corrida eleitoral como pré-candidato com 35,75% da intenção de votos. Em segundo colocação vem o vereador Alexandre Bastos (PS) com 17,75%. As demais pré-candidaturas não ultrapassaram a dois dígitos, contudo, registra-se como surpresa o avanço do Professor Breno (PROS) com 8,25%.

 

O instituto LEIA ouviu 400 pessoas ontem (11) na sede e nos distritos, com margem de erro de 4,9% e confiabilidade 95%. É a primeira pesquisa realizada sem a presença do deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) - Não se definiu como pré-candidato, oficialmente -. Todos os cenários foram construídos dentro do quesito estimulado. 

 

Dois fatores levaram o prefeito Victor Coelho (PSB) aumentar sua liderança sem Ferraço no páreo: entregas de serviços e obras no último trimestres e a própria saída de Ferraço. Especulava-se que os votos do parlamentar poderiam ser redistribuídos aos adversários do Chefe do Executivo. Entretanto,  ele acabou sendo beneficiário, subindo cerca de 11%, considerando a última pesquisa em que figurou com 24,5%, realizada no dia 19 de outubro. Pode-se avaliar as diferenças pela a tabela (abaixo) com os possíveis pré-candidatos.

A inserção do nome Jovelino Shiavo foi autorizada pelo Instituto depois de um pleito por escrito dele que está pré-candidato e disputará as eleições em 2020 por partido ainda por definir.

A próxima pesquisa do Instituto LEIA, em Cachoeiro de Itapemirim, acontecerá em fevereiro, a ser registrada no TSE. Gabriel Pinto é estatístico responsável pelo plano amostral de todas as amostragens divulgadas pela FOLHA DO ES

 

A amostra foi calculada usando um nível de confiança de 95%, margem de erro de 4,9% e número total de eleitores N=136.949. Sendo assim, foram 400 eleitores pesquisados.na região de Cachoeiro: Sede, Burarama , Conduru, Gironda, Itaoca, Soturno .