Segundo as pesquisas do Instituto LEIA, nas últimas três amostragens, o prefeito Victor Coelho (PSB) e o vereador Alexandre Bastos (PSB) vão polarizar a disputa para as eleições de 2020 no pleito majoritário.

De setembro para dezembro, o prefeito demonstrou poder de recuperação na intenção de votos e na retirada de rejeição, além de ter sua gestão aprovada por 54%. É o retrato do momento, fechando 2019.

A vantagem do prefeito, como favorito, com o deputado estadual Theodorico Ferraço sem ânimo para se lançar pré-candidato, o vereador Alexandre Bastos demonstrou que tem seus próprios votos, algo em torno de 15 mil. Bastos deixou em outubro a presidente do PSB de Cachoeiro-ES como demonstração de sua obstinação em pleitear a Prefeitura.

O vereador que admite não desistir da disputa até ao final só não avança mais porque tem de esperar final de março, prazo máximo, da chamada janela, para deixar o PSB, logo ele se estabelece na segunda colocação sem partido e sem grupo proporcional, o que se constituti grande feito.

As pesquisas do Instituto LEIA vão continuar monitorando o cenário eleitoral do Espírito Santo, principalmente Cachoeiro de Itapemirim-ES, a partir de janeiro, com as amostragens registradas no TSE como exigência do TSE. O estatístico Gabriel Torres Pinto está responsável pelos planos amostrais.