O pré-candidato a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, vereador Alexandre Bastos (PSB), está sendo assediado por dois grande partidos com tempo na televisão: PSDB e MDB. Por enquanto, diante de recentes pesquisas, o parlamentar municipal é único com maior chance de polarizar o pleito com o prefeito Victor Coelho, hoje do seu partido, que ainda não se coloca como pré-postulante à reeleição.

Objetivamente, o vereador, conduzido pelas mãos do deputado estadual Marcos Mansur (PSDB), já teve encontro com o presidente dos tucanos no Estado, Vandinho Leite, que se simpatiza com a possibilidade de ter Alexandre Bastos no quadro do partido.

Vandinho sugeriu reuniões com a direção nacional e com o prefeito de São Paulo João Dória junto com o vereador cachoeirense com objetivo de mostrar às lideranças nacional que no Espírito Santo teria candidato a prefeito com potencial  para receber atenção e apoio. 

Mansur, que está em viagem aos Estados Unidos, ficou na volta de selar o ingresso de Alexandre Bastos no PSDB. O vereador não bateu martelo, mas aceitou conversar.

Sobre o MDB, o próprio presidente estadual, Lelo Coimbra, além da nota oficial emitida de que o partido não abrirá mão de candidatura própria, convidou diretamente o vereador para ingressar na sigla como carro chefe no sul do Espírito Santo.

A direção estadual deve entrar com medidas oficiais em face do diretório municipal para o que ele chama de reestruturação, seja por destituição do diretório por possível insubordinação ou resolução da estadual que obedeça aos critério da nacional. Lelo está disposto ir a Cachoeiro para convidar oficialmente Alexandre Bastos e dar todas as garantias para sua campanha.

Além desses dois partidos, outros se mostram interessados no capital eleitoral de Alexandre Bastos que está no seu sexto mandato e deve sair do PSB em março, no período da chamada janela, quando os políticos com mandato podem filiar em outros partidos.