O vereador Alexandre Bastos (PSB), de seis mandatos, desistiu de concorrer a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Ele era o segundo colocado nas pesquisas divulgadas até dezembro.

Segundo o parlamentar municipal, a pressão dos familiares "pesou muito nessa decisão tão difícil. Minha mãe, minha esposa e meus irmãos desaprovam eu continuar como pré-candidato a prefeito por ser uma eleição de muito sacrifício pessoal", enfatiza.

Segundo Alexandre Bastos, as conversas que manteve com o governador Renato Casagrande (PSB) no transcurso da pré-campanha pesou também na sua mudança de rumo. "Ele é meu amigo há 25 anos e eu ia perder essa amizade porque estaria lutando contra o projeto do partido dele. Não é segredo para ninguém que eu vinha conversando com Casagrande. Eu só não tinha nada decidido."

"Família e amizade, para mim, estão acima de política e de eleições. Não posso inverter esses valores e peço perdão aos meus eleitores se os desaponto", pontua Alexandre Bastos.

"Amanhã (4) tenho uma audiência com Casagrande para comunicar a ele essa decisão que começou  com reuniões familiares desde o Carnaval. Não foi fácil e sei que continuará sendo difícil por causa dos adversários políticos do próprio governador. Eu compreendo. Eu não planejei  esse desfecho, mas aqueles que gostam de mim, os correligionários e eleitores, vão entender e me dá força", assinala.

- Sobre o meu futuro político - conclui - , serei candidato à reeleição. Não serei vice de ninguém. E vou concorrer por outro partido ainda em definição, em respeito ao governador e atendendo ao apelo da minha da família, que inclui a minha filha de 8 anos.