O vereador Roberto Martins foi eleito em 2016 com 1547 votos no PTB, com uma campanha feita por seus alunos e apoiadores, com pouco recursos e com um pilar principal, não ser candidato à reeleição, por acreditar que isso vicia o sistema político.  

Durante seu mandato Roberto Martins tem sido um dos principais críticos do prefeito Luciano Rezende e encampou as pautas LGBT e também a valorização do magistério. No último dia 14 se filiou e lançou sua pré-candidatura a prefeito de Vitória pelo Rede, com a presença das maiores estrelas do partido, o senador Fabiano Contarato e o prefeito da Serra Audifax Barcelos, o que consagrou o movimento de Martins como player da primeira divisão da política capixaba e postulante à prefeitura da capital, mais cobiçada vitrine do estado.

Mas com o anúncio da saída do deputado Sérgio Majeski do PSB e sua provável entrada no Rede, o jogo virou para Roberto Martins, já que sabe que terá que ceder a cabeça da chapa para Majeski, restando ser candidato a vice-prefeito ou então ser candidato a reeleição de vereador, descumprimento sua promessa e correndo o risco de trair o seu eleitor. 

A decisão que Roberto Martins tomar, pode definir o rumo do seu futuro político, ascensão ou queda.