O Instituto LEIA pesquisou no dia 13 de julho, segunda-feira, a intenção de votos para prefeito de Cachoeiro de Itapemirim-ES. A amostragem revelou que somente 25% tem seus candidatos na memória, enquanto 75% estão indecisos ou afirmaram que vão votar em branco/nulo.

Foram ouvidas 400 pessoas, com margem de erro de 4,9% e confiabilidade de 95%. Esse resultado é na menção espontânea, quando não se apresenta os nomes dos prováveis pré-candidatos anunciados pelos partidos. A pesquisa atinge interior e sede do Município.

Dos 25% que apontaram seus votos, pontuou fora da margem de erro somente o prefeito Victor Coelho (PSB), com 12,75%. O índice alto de sem candidatos na memória significa que as eleições não são pauta na vida dos entrevistados no momento, possivelmente, por conta da pandemia do coronavírus.

O Instituto optou não considerar nomes estranhos do quadro dos pré-candidatos anunciados pelos partidos e nem siglas que ainda não definiram apenas uma pré-candidatura, como é o caso do PSC e do PSDB . Neste caso, o Instituto considerou como OUTROS quando o entrevistado cita nomes que entra nesse critério, sem descriminá-los, que absorveu 3%. Confira os resultados, detalhadamente:

O Instituto pesquisou também nas menções estimuladas a intenção de votos, além medir a rejeição dos pré-candidatos, e também fez avaliação dos governos municipal, estadual e federal. A divulgação acontecerá de hoje até domingo.

O plano amostral é de responsabilidade do estatístico Gabriel Antônio Torres Pinto e coordenação do jornalista Jackson Rangel Vieira. É a primeira pesquisa publicada, oficialmente registrada, pelo Instituto LEIA.