O prefeito Victor Coelho (PSB) lidera a pesquisa de intenção estimulada de votos em Cachoeiro de Itapemirim-ES com 33,75%. O vice prefeito Jonas Nogueira (PL) é o segundo colocado com 17,59%. Foram ouvidos 400 eleitores acima de 16 anos com margem de erro de 4,9% (para cima ou para baixo) e confiabilidade de 95%

Está é a primeira pesquisa divulgada sobre o cenário eleitoral do Município, interior e sede, por um Instituto de pesquisa, com registro no TRE/ES. Os demais pré-candidatos começam a despontar, mas ainda estão empatados, a maioria, dentro da margem de erro, com leve vantagens para alguns na inclinação estatística.

Considerando os índices, a eleição está em aberto considerando que os candidatos desconhecidos e sem mandatos ainda vão se apresentar quando iniciar a campanha eleitoral nos meios de comunicação após as convenções, em setembro. No retrato do momento, a vantagem é do prefeito e do vice, coincidentemente. Seguidos da vereadora Renata Fiório (PSD) com 7,25%. Os três são mandatários. 

Como os partidos PSC e PSDB apresentam mais de uma pré-candidatura, o Instituto LEIA não incluiu os supostos nomes, esperando a definição da pré-candidatura única, pois obrigaria produzir cenários diferentes de avaliação somente para esses nomes. Confira o desempenho dos possíveis postulantes:

Pesquisa LEIA aponta que 75% não têm candidato a prefeito de Cachoeiro-ES

O Instituto pesquisou também nas menções estimuladas  a rejeição dos pré-candidatos e também fez avaliação dos governos municipal, estadual e federal. A divulgação acontecerá até domingo desses quadros importantes para análise completa dos leitor da FOLHA DO ES. 

O plano amostral é de responsabilidade do estatístico Gabriel Antônio Torres Pinto e coordenação do jornalista Jackson Rangel Vieira. É a primeira pesquisa publicada, oficialmente registrada, pelo Instituto LEIA.