O Instituto LEIA mediu no dia 13 de julho a rejeição dos pré-candidatos a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim-ES. O prefeito Victor Coelho (PSB), com 19,75%; o vice-prefeito Jonas Nogueira (PP), com 11%: e Joana D'Arck (PT), com 7,75% são os que apresentaram maiores índices negativos.

O Instituto ouviu 400 eleitores. Margem de erro de 4,9% e confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número ES-09659/2020.

Coincidentemente, o prefeito Victor Coelho e o vice Jonas Nogueira figuraram como os preferidos na pesquisa estimulada com 33,75% e 17,50%, respectivamente. O pré-candidato do DEM, Diego Libardi, foi o menos rejeitado com zero por cento em 400 entrevistas. 48,25%  não rejeitam ninguém ou não souberam responder, indicando que no decorrer da campanha essa neutralidade poderá ser redistribuída entre os pré-candidatos em rejeição na medida que decidem seus candidatos.

A rejeição da petista Joana D'Arck , por certo, decorre da negação do eleitor ao seu partido. Ela foi secretária de Cultura do prefeito Carlos Casteglione (PT).

O Instituto pesquisou também fez avaliação dos governos municipal, estadual e federal. A divulgação acontecerá até domingo desses quadros importantes para análise completa dos leitores da FOLHA DO ES.

O plano amostral é de responsabilidade do estatístico Gabriel Antônio Torres Pinto e coordenação do jornalista Jackson Rangel Vieira . É a primeira pesquisa publicada, oficialmente registrada pelo Instituto LEIA.