Folha do ES
Sex, 25 de Set
folha

Home   Política     ELEIÇÕES 2020


Vitória-ES: Gandini lidera com 20,83% e Assumção em segundo com 13,17%

Vitória-ES: Gandini lidera com 20,83% e Assumção em segundo com 13,17%

A pesquisa ouviu 600 eleitores nos dias 31 de agosto a 01 de setembro. Margem de erro 3.99%. Confiabilidade de 95%. Registrada no TRE-ES com o número 07607/2020.

  Por Jackson Rangel Vieira

  03.setembro.2020 às 01:18Atualizado em 12.setembro.2020 às 18:22

O Instituto LEIA PESQUISA realiza a primeira pesquisa registrada em Vitória-ES para conhecer o humor dos eleitores antes das convenções partidárias. Nessa amostragem, o deputado estadual, Fabrício Gandini (Cidadania) vence em todos os cenários.

No quadro da espontânea, quando o entrevistador não apresenta a lista dos pré-candidatos, Gandini é lembrado por 4%.

Os indecisos, brancos e outros nomes estranhos ao cenário apresentado pelo Instituto, chegam ao patamar de 87,84%. Somente 12,16% lembraram dos candidatos em quem pretendem votar.

VOTOS VÁLIDOS - SIMULAÇÃO

Numa simulação, redistribuindo os votos inválidos para os nomes dos candidatos lembrados na espontânea, Gandini fica com 32,88% e o ex-prefeito de Vitória, João Coser (PT), com 16,44%, seguidos do deputado estadual Lorenzo Pazolini (Republicanos), com 15,07%.

PRIMEIRO E SEGUNDO LUGAR

Na menção estimulada, quando o entrevistado recebe a lista dos possíveis candidatos, o pré-candidato Gandini continua liderando com 20,83%. Neste quadro, o Capitão Assumção assume a segunda colocação com 13,17%, seguido do ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo (PSDB) com 10,50%. Este cenário é determinante para conhecer as colocações realísticas do momento dos candidatos. Percebe-se o movimento bolsonarista sustentando o Capitão em crescente, como mostra tabela abaixo de segundo turno

OS MAIS REJEITADOS

Quando perguntado em quem não votaria de jeito nenhum (estimulada), a maioria dos entrevistados colocam o ex-prefeito João Coser com 22,83% e a pré-candidata Neuzinha de Oliveira (PSDB) com 13,83% como os dois mais rejeitados.

PREFERÊNCIAS PARA O SEGUNDO TURNO

O Instituto LEIA provocou os pesquisados sobre o primeiro e segundo turno. Na primeira pergunta dessa sessão, o entrevistado tinha a opção de citar os dois candidatos que vão para o segundo turno.

A única formação de múltipla escolha do questionário. As respostas variaram entre citação de dois, de apenas um ou de não saber responder.

Gandini e Luiz Paulo passariam para o segundo turno, com 22,20% e 13,66%, respectivamente. A curiosidade fica com a posição do Assumção, empatado com o ex-prefeito tucano, com 13,28%.

Em seguida, o eleitor é instigado a dizer dos nomes mencionados quem ele acha que vencerá o segundo turno. Mais uma vez, o pré-candidato do Cidadania leva vantagem. Gandini aumenta a preferência com 26,67%. E, surpreendentemente, o Capitão Assumção assume a segunda colocação com 12,00%.

Na opinião do jornalista Jackson Rangel, coordenador e analista da pesquisa, o quadro se desenha para uma candidatura da chamada "direita" e outra representando o "centro-esquerda".

"Será uma eleição Vitória-ES muito conflitante e judicializada entre os candidatos. Com as redes sociais apaixonadas e implacáveis, haverá muita contra-informação, factoides e fake news, com isso, muitas ações na justiça de parte a parte", avisa o jornalista.


Fonte: folhadoes.com

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.