Depois da guerra judicial, obrigando o MDB Nacional indicar uma Comissão Interventora para gerir o partido e as tratativas administrativas e eleitorais, o deputado estadual José Esmeraldo entrou na Justiça Eleitoral para requerer a desfiliação por justa causa, alegando perseguição partidária e pessoal. 

Ele invocou a lei que oferta ao mandatária se desfiar do partido sem perder o mandato por infidelidade sob a égide da justa causa, única alegação legítima para conseguir a desvinculação, podendo se filiar  a outro partido para disputar as eleições. José Esmeraldo era um dos aliados do ex-deputado Marcelino Fraga em disputa com Lelo Coimbra que mantem-se pela Nacional como líder responsável pelo MDB do ES.

O MDB de Cachoeiro de Itapemirim terá outro problema em curso. Os cartórios já foram oficiados pela Comissão Nacional Interventora de que as atas e decisões não terão validade sem aquiescência do órgão de intervenção, conforme resolução expedida pelo partido em nível nacional. No caso cachoeirense, a inserção do MDB pode até se tornar um vírus ou cavalo de troia com prejuízos aos coligados e invalidade do ato eleitoral.

VEJA A PETIÇÃO DO DEPUTADO: CLIQUE AQUI