As eleições municipais em Guaçuí, na região do Caparaó, prometem ser muito disputadas, diante das três chapas inscritas para disputa-las. Como já vem acontecendo há algum tempo, as mulheres estão falando alto na política da cidade. Depois de oito anos de mandato de Vera Costa (PDT) , outra mulher está bem cotada para assumir a chefia do Executivo, tendo dois homens como adversários.


Simone Biondo, servidora pública municipal efetiva da área administrativa, está saindo forte na disputa, com 85 candidatos a vereador na coligação formada pelo seu partido, o DEM, com o PTB, que lançou o vice, José Luiz Caversan. Ela puxa o grupo de oposição ao atual stablischment político no município, comandado pela atual prefeita, Vera, e seu ex-marido, o deputado estadual Luciano Machado.


A coligação de Simone Biondo, que é ex-mulher do ex-prefeito Vagner Rodrigues (2008-2012), tem ainda o PMN, o PSD, o PP, o Avante e o apoio do pessoal oriundo do PT, que não fez convenção e nem está organizado no município. Simone seria candidata pelo PSB, articulação comandada pelo ex-deputado Juca Alves, mas o deputado Luciano Machado usou a sua condição parlamentar e emparedou o governador Renato Casagrande, controlando o PSB e o PDT no município.


Luciano e Vera, que politicamente estão no mesmo bloco, vão ter dificuldades, porque têm suas digitais nas outras duas candidaturas: do bolsonarista Marcos Jauhar, sargento aposentado da Polícia Miliar, e comerciante, que ficou popular com sua gestão à frente da Apae do município. Jauhar filiou-se ao Republicanos, do deputado Erick Musso, presidente da Assembleia, e sai com apoio do ex-deputado Carlos Manato. Na sua vice, o atual vereador Wullisses Moreira (Licinho), homem de confiança de Luciano.


Ocorre que o vereador  Paulinho Vitalino, ex-presidente da Câmara, foi para o PSB no processo de “intervenção” promovido por Luciano Machado e também é candidato a prefeito, teoricamente com apoio de Vera,  tendo como vice Miriam Sorodoni (PDT), também ligada a Luciano. Sua candidatura tem como padrinho Ivan Viana de Oliveira, diretor do Serviço de Água do Município, uma autarquia forte, com muito dinheiro em caixa. 


De acordo com observadores  da cidade, a oposição sempre teve de 5 a 6 mil votos nas eleições municipais, o que daria a Simone Biondo uma boa largada no processo eleitoral tão dividido quanto o deste ano. Com cerca de 21 mil eleitores, a previsão é de que 16 mil compareçam às urnas para eleger o sucessor ou sucessora de Vera Costa.