O prefeito Victor Coelho (PSB) permanece na liderança da corrida eleitoral em todos os cenários. Na espontânea com 14%. Na Estimulada, quando se apresenta a lista dos candidatos aos entrevistados, com 29,50%. É o primeiro também como o mais rejeitado pelo eleitor com 30,17%. Foram ouvidas 600 pessoas no dia 2 de outubro. A margem de erro e de 3,99%  para menos ou para mais.. Confiabilidade de 95%.

A amostragem revela também um empate técnico entre o candidato do PL, vice-prefeito Jonas Nogueira, e o candidato do DEM, Diego Libardi, com 10,33% e 9,67%, respectivamente. Seguidos pela vereadora Renata Fiorio (PSD) com 5%, que dentro da margem de erro para mais, chega a um ao patamar na disputa pela segunda colocação.

O mesmo quadro se apresenta na menção espontânea, sem apresentar nomes listados com o prefeito lembrado por 14%; Diego Libardi por 3% e Jonas Nogueira por 2%. Nesse quesito, existe uma demonstração evidente de uma eleição indefinida, apesar da estabilidade na estimulada da primeira colocação do prefeito. 77% dos entrevistados não têm seu candidato certo na memória, menos de 45 dias para as eleições municipais, somando indecisões, brancos, nulos e outros.

CENÁRIO ESPONTÂNEO

No cenário eleitoral, o eleitor mantém o prefeito como preferencial quando estimulado a escolher um dos nomes listados a ele. Na parte de baixo, houve, uma inclinação de queda do vice-prefeito, Jonas Nogueira, que na pesquisa anterior, no dia 5 de setembro, figurou com 16,83%%, caindo para 10,33%, enquanto o democrata Diego Libardi, que apresentou-se como pré-candidato em março, no mesmo período, estava com 7,25%, subiu para 9,67%. O prefeito surgiu com leve queda da última pesquisa do Instituto LEIA, realizada no mês passado, antes das convenções. Ele tinha 33,42%, agora apareceu com 29,50%.

CENÁRIO ESTIMULADO

Numa simulação dentro da margem de erro de 3,99, para menos e para mais, o Instituto LEIA apresenta o quadro abaixo com os quatro candidatos mais pontuados a partir dos votos apuradas na atual pesquisa.

 

QUADRO SIMULADO DENTRO MARGEM DE ERRO

A rejeição do prefeito aumentou em relação à ultima pesquisa. Victor Coelho apareceu há 1 mês com 25,08% e se apresentou isolado na atual com 30,17%.  Os demais candidatos, se depender desse quesito, estão na disputa com baixa repugnância do eleitorado, conforme gráfico abaixo.

CENÁRIO DE REJEIÇÃO (ESTIMULADO)

*A pesquisa foi realizada antes do anúncio oficial do indeferimento do Jovelino Schiavo (PRTB) e da inserção do candidato do PSC, Josué Batista, do PSC. Os nomes oficialmente registrados e deferidos pela Justiça Eleitoral vão aparecer nas próximas amostragens, candidatos a prefeitos e a vereadores.


O Instituto de Pesquisa LEIA ouviu 600 eleitores, margem de erro 3.99%, confiabilidade de 95%. Amostragem registrada no TSE-ES sob o número: ES-05387/2020