O Instituto de Pesquisa LEIA/FOLHA provou sua credibilidade nestas eleições com 100% de acerto nas pesquisas realizadas.no Espírito Santo. Um feito que se mantêm recorde desde seu nascimento: há 25 anos. 

Para conseguir chegar a esse patamar de credibilidade enfrentou adversidades como a desconfiança de alguns que não estavam na frente nos apontamentos registrados e pedidos de suspensão e impugnação. A verdade científica venceu.

No atual pleito, tendo como exemplo Cachoeiro de Itapemirim-ES, entre tantos outros municípios, o resultado crava dentro da margem de erro. Acertou em todos demais municípios as vitórias em que se ganha com menos de mil votos.

Não adiantou nem algumas investidas de assédio judicial para evitar a divulgação dos resultados. Os requerentes avessos aos números e fatos não desconstruíram a realidade da vontade dos eleitores nas urnas. 

Por sua vez, sem ofender outros institutos, o IBOPE e a FUTURA erraram na maioria das previsões nos grandes centros com margem de erro de mais de 15% e alguns Municípios inverteram até as preferências eleitorais, como no caso de Vila Velha e Vitória. 

Quanto ao Instituto LEIA/FOLHA, diferentemente das empresas que cometeram erros grotescos, ERRAR NUNCA FOI UMA OPÇÃO.