Folha do ES
Qua, 2 de Dez

Home   Política     ELEIÇÕES 2020


Tyago Hoffmann usa governo para caluniar Pazolini e pedir apoio a Coser

Tyago Hoffmann usa governo para caluniar Pazolini e pedir apoio a Coser

Medo de auditorias pode ser o motivo.

  Por Jackson Rangel Vieira

  18.novembro.2020 às 22:00Atualizado em 18.novembro.2020 às 23:15

O controverso secretário de Governo do PSB Tyago Hoffmann está disparando ligações para diversas lideranças e fazendo acusações infundadas contra Lorenzo Pazolini (PRB), candidato a Prefeito de Vitória.

Essa campanha difamatória é crime contra a honra do delegado, além de interferência externa abusiva nas eleições.

Hoffmann não só tem lançado freneticamente calúnias contra o 1º colocado das eleições, como também pede voto e apoio para o candidato do PT à Prefeitura de Vitória, João Coser, no 2º turno da capital.

Várias pessoas foram abordadas e estão registrando mal estar com a obsessão do Secretário do PSB em patrocinar acusações infundadas contra Pazolini. E também o constrangimento de serem obrigados a apoiar o PT de João Coser, sob pena de retaliação e perseguição da máquina de governo.

E, pior, Hoffmann age durante o expediente, usando bens e serviços públicos pagos pelo contribuinte. Ou seja, além de crimes, essa campanha difamatória é também improbidade administrativa por ser feita com dinheiro público. Tudo isso em plena pandemia do Covid-19, para onde as energias e agenda de governo deveriam estar canalizados.

Entretanto, além da flagrante interferência indevida nas eleições de Vitória, em prejuízo à democracia, o mercado político está interpretando esses atos como desespero do Secretário de Governo do PSB. O motivo: as prováveis auditorias em contratos na Secretaria de Trânsito (SETRAN) da Prefeitura de Vitória (PMV) durante sua gestão (2016-2018).

São contratos que somados retiraram milhões de reais da PMV. Representam o calcanhar de Aquiles de Tyago Hoffmann. Por isso, apesar de atabalhoado e truculento por natureza, esse seu comportamento tresloucado está muito acima da medida e sendo visto como recibo de medo do fantasma das auditorias.

A famosa adesão de ata da Prefeitura baiana de Caravelas em favor da Empresa Safely (Safelux) do Empresário militante do PSB Pablo Magalhães, que deu origem a contrato de painéis de luz solar e outras excentricidades sem funcionalidade, se deu com Tyago Hoffmann como Secretário de Trânsito. A licitação na Bahia só teve gente do PSB do ES, todos comissionados do atual governo do ES, uma baita coincidência (e não conluio).

A controversa licitação do cerco eletrônico e da linha verde, onde a empresa de videomonitoramento 7 LAN do Empresário Emerson Silva (em nome de sua esposa) se sagrou vencedora, subcontratando depois o software da empresa MultiWay (como fizeram todas as Prefeituras sob influência do PSB), também se deu na gestão de Hoffmann na SETRAN. E ainda produziram, como de hábito, uma ata de registro de preços em favor da 7LAN, que foi aderida pela Prefeitura de Aracruz, governada pelo PSB, firmando novo contrato sem licitação com essa empresa de videomonitoramento, que subcontratou o software.

Somado ao medo de auditorias, fontes indicam que há também temor sobre descobertas da Polícia Federal na operação de busca e apreensão contra a PMV e o grupo político de Tyago Hoffmann, com mais de 50 computadores e celulares apreendidos por ordem judicial.

O governo do Estado não deve ser cabo eleitoral de nenhum candidato, nem é espaço para campanhas difamatórias e acusações levianas contra adversários. A agenda de governo é para satisfazer o interesse público, ainda mais em tempos de pandemia e crise econômica. Caso contrário, é mera agenda eleitoreira e de interesses pessoais, pagas com dinheiro do cidadão.

A democracia se faz nas urnas, pela vontade soberana do eleitor, sendo descabidas qualquer campanha caluniadora, atos de truculência ou interferência abusiva financiados com dinheiro público, à exemplo das condutas repugnantes de Tyago Hoffmann trazidas à luz, mais de uma vez, pelo jornalismo investigativo.


Fonte: folhadoes.com

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.