Folha do ES
Dom, 2 de Out

Home   Política     ELEIÇÕES 2022


ELEIÇÕES NO ES: Casagrande larga na frente com 42,17%

ELEIÇÕES NO ES: Casagrande larga na frente com 42,17%

O resultado foi apurado pelo Instituto LEIA PESQUISA

  Por Redação

  07.agosto.2022 às 00:40Atualizado em 07.agosto.2022 às 03:55

O governador Renato Casagrande (PSB) lidera a corrida ao Governo do Espírito Santo com 42,17% há cerca de dois meses das eleições. O LEIA PESQUISA ouviu 1200 eleitores com margem de erro de 2,82% ( para mais ou para menos) e confiabilidade de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o número ES/09833/22

A amostragem aponta um empate técnico entre três candidatos: Audifax Barcelos (REDE) com12,50%; Carlos Manato (PL) com 11,75% e Guerino Zanon, 8,75%, respectivamente. Os demais candidatos ficaram abaixo de 3%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 a 5 de agosto. Os candidatos Aridelmo Teixeira (NOVO) pontuou com 2,67% e Capitão Vinícius Sousa (PSTU) com 2%., enquanto brancos e nulos ficaram em 10,25% e não respondeu/indecisos com 9,92%.

A pesquisa apresentou aos leitores acima de 16 anos somente quadros estimulados.

QUADRO COMPLETO

REJEIÇÃO

Renato Casagrande é também o mais rejeitado pelos entrevistados: 28,50%. A rejeição do socialista é seguida por Carlos Manato (13,42%); Audifax (8,25%); e o Capitão Sousa, com 6,33%.

Dos quatro primeiros mais aprovados pelos entrevistados, o candidato Guerino Zanon (PSD) tem a menor rejeição, com 5,33%, um condição favorável nesse nível de disputa.

QUADRO COMPLETO

Em pesquisas de outros institutos registraram no mês de julho uma percentual de 34% em média para o governador Casagrande. A pesquisa publicada hoje, 07, pela FOLHA DO ES foi realizada entre 3 e 5 de agosto, já com as retiradas do senador Fabiano Contarato (PT) da disputa e do presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos) que migrou para buscar uma cadeira do Senado da República. Essa movimentação favoreceu o socialista que teve um aumento de 8% de crescimento e embaralhou mais a corrida ao Palácio Anchieta.

SEM VOTOS INVÁLIDOS

Simulação no banco de dados da pesquisa realizada, extraindo somente os votos inválidos, brancos e nulos, o governador, ainda, não garante a vitória no primeiro turno que exige a maioria absoluta da vontade dos eleitores, 50 +1, A campanha está começando e a propaganda com o número somente a partir do dia 16 de agosto.

FATOR LULA

O governador, dos votos registrados pelos entrevistados, quase 60% votam em Lula e o socialista ainda fica com 29% da fatia de votantes em Bolsonaro. A pesquisa fez esse cruzamento de dados:

Metodologia de pesquisa:
Pesquisa quantitativa, não probabilística, com aplicação de questionário estruturado e abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional em municípios do Espirito Santo (ES)

Esclarecimento: O candidato Cláudio Paiva (PRTB) ao Governo do ES figurou como candidato ao Senado porque a homologação da troca de cargo aconteceu após o registro da pesquisa e não foi possível incluir o nome Antonio Bungenstab para senador, do mesmo partido.


Fonte: folhadoes.com

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.