Folha do ES
Dom, 27 de Nov
Receitas cofril

Home   Política     ELEIÇÕES 2022


Ex-ministra de Bolsonaro, Damares Alves é eleita senadora no DF

Ex-ministra de Bolsonaro, Damares Alves é eleita senadora no DF

Pastora evangélica, Damares é lembrada principalmente por frases polêmicas enquanto chefiava o ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

  Por redação - HF

  02.outubro.2022 às 19:19

A ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos), está matematicamente eleita senadora no Distrito Federal. Com 90,66% das urnas apuradas, a ex-ministra chega a 644.904 votos e teve a vitória confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conservadora, Damares Alves é advogada e pastora evangélica, e se notabilizou nos últimos anos por posicionamentos e falas polêmicas enquanto chefiava ministério no governo do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Para vencer, Damares superou Flávia Arruda (PL), também ex-ministra de Bolsonaro, que chega a 383.541 votos e 26,79%. Na terceira posição, aparece Rosilene Corrêa (PT), com 22,56% dos votos. Joe Valle (PDT) tem 3,13%, e os demais candidatos não chegaram a 1%. São eles: Yara Prado (PSDB), Carlos Rodrigues (PSD), Pedro Ivo Mandato Coletivo (Rede), Tenente Coronel Souza Júnior (DC), Elcimara (PSTU), Hélio José (Solidariedade), Marcelo Hipólito (PTB) e Expedito Mendonça (PCO).

Bolsonarista, a ex-ministra precisou bater a falta de apoio explícito do presidente para ser eleita, já que sua principal adversária, Flávia Arruda, é do PL, partido do presidente. Informalmente, porém, os movimentos que apoiam Bolsonaro na capital federal decidiram apoiar a candidatura de Damares, que agora é eleita com folga.


Fonte: IG Mail

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.