A reunião realizada no dia 24, na Praia do Canto, Vitória, entre o governador Renato Casagrande (PSB), ex-senador Ricardo Ferraço (DEM) e Theodorico Ferraço (DEM) causou especulação sobre a movimentação político eleitoral com vistas às eleições do próximo ano. A informação sobre o encontro foi vazada diretamente de dentro do Gabinete do Secretário de Desenvolvimento e Tecnologia.

Vários outros atores políticos próximos e distantes do Palácio Anchieta tomaram conhecimento e cada qual buscar analisar o quadro. O único que não gostou das ilações foi o deputado Theodorico Ferraço que confirma a agenda como apenas "institucional" e para debater projetos da Prefeitura de Guarapari. "Não foi tratado nada sobre articulações eleitorais", ressalta. De fato, o prefeito Edson Magalhães (PSDB) se encontrava presente na reunião.

O vazamento das informações, provavelmente, eram de interesse do Palácio para conhecer a reação dos participantes e do mercado político, sendo que somente o deputado estadual esclareceu tratar-se de "reunião institucional", em ligação com a fusão entre DEM e PSL e, muito menos, sobre arranjos de alianças com PSB, envolvendo indicação de vices.