O vereador de Vitória Leandro Piquet fez um vídeo em que acusa o Governador Renato Casagrande (PSB) e o Chefe da Polícia Civil, José Darci Arruda, de perseguição, forçando seu pedido de licença do cargo de delegado da polícia civil.

Piquet alega que foi transferido da delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas (DEPD) na Praia do Canto, Vitória, seu reduto eleitoral,  para o Plantão da Delegacia de Homicídios, que lhe impõe conflito de expediente com o cargo de vereador. 

Segundo ele,  foi surpreendido com uma publicação no diário oficial do Estado sem nenhum aviso ou satisfação.

 

Isso o obriga a pedir licença do cargo de delegado, sem remuneração porque a Constituição somente permite a um vereador exercer dois cargos públicos, se houver compatibilidade de horários. O ex-Vereador Zezito, por exemplo, exercia o mandato na Câmara de Vitória e ocupava um cargo público de segurança na Assembleia Legislativa, trabalhando e recebendo em ambos por não haver conflito de horários.

As acusações do vereador Piquet contra Casagrande e contra o chefe de polícia tipificam crimes de advocacia administrativa, abuso de autoridade e ato de improbidade administrativa. O vídeo gravado pelo delegado e divulgado por ele nas redes sociais é uma verdadeira denúncia, que merece investigação do Ministério Público. 

ALIADO DE PAZOLINI

Leandro Piquet é aliado do Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini  adversário declarado de Renato Casagrande e seus cardeais do PSB. O prefeito constantemente também alega perseguição e discriminação do governo estadual contra o município por conta dessas divergências políticas. 

Em vídeo recente divulgado por Pazolini nas redes sociais, o prefeito da capital chega a apelidar a sede de governo no centro de Vitória (Anchieta) de "palácio do mal" e acusar o governador de mentiroso. Foi o ataque mais frontal e declarado contra Casagrande e seus aliados.

A lotação do vereador Leandro Piquet em uma delegacia de Vitória já era alvo de controvérsias por ser parlamentar de vitória, o que poderia gerar conflito de interesses e uso da polícia para fins políticos. 

Em Maceió, no Estado de Alagoas, o governo estadual proibiu um delegado de exercer ambos os cargos na Capital, por entender que um delegado eleito para Câmara na mesma cidade não poderia ocupar delegacias de polícia nesse reduto eleitoral.

O referido vereador de Maceió, de nome Delegado Fábio Costa, conseguiu uma liminar para manter os dois cargos, com base na norma da Constituição que permite o acúmulo de cargos públicos pelo edil, desde que haja compatibilidade de horários. 

No entanto, seu processo judicial segue em aberto, sem desfecho e em clima de insegurança jurídica, sendo o assunto alvo de controvérsia.

Leandro Piquet, como delegado de Vitória, nunca teve acusações de uso político da polícia civil ou de conflito de interesses. 

A única acusação que já enfrentou foi antes de se eleger, por crime de abuso de autoridade em face de um motorista da Águia Branca, que bloqueava seu veículo no estacionamento da Guarderia, na praça dos Desejos, Praia do Canto. O vereador chegou a dar voz de prisão ao motorista.

Só que a PM não cumpriu a ordem e Piquet, segundo relato da denúncia contra ele, sacou sua arma indevidamente. A gravação do vereador chamando o CIODES nunca apareceu, o que seria importante para analisar seu tom de voz e suposto excesso, abuso ou nervosismo. O caso segue sob investigação do Ministério Público do Espírito Santo, acionado pelo motorista que se diz vítima.

Leandro Piquet já prepara sua candidatura a deputado estadual e acredita inclusive que pode ser uma opção do Partido Republicanos para disputar o governo do Estado, em dobradinha com Sérgio Menegueli, ex-Prefeito de Colatina, candidato a Senador pelo mesmo partido. O delegado visualiza uma chance de cair no seu colo essa oportunidade e "finge de leitão para mamar deitado", como diz o linguajar das raposas políticas.

Para se transformar em um produto político e alçar voos maiores, o vereador delegado nomeou como seu chefe de gabinete Robson Leite, o Robinho, colaborador histórico do ex-Governador Paulo Hartung. E também profissionalizou suas redes sociais, com uma estrutura de mandato mais imponente. Levado pela onda Pazolini, sua votação surpreendeu, já que é iniciante na política e marinheiro de primeiro mandato.


VÍDEO COM A FALA DE PIQUET: