Políticos, governos e entidades divulgaram notas lamentando a morte do ex-senador e ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata, de 77 anos, assassinado com um tiro no pescoço no bairro Praia do Canto, em Vitória, na tarde desta quarta-feira (26).

 

Autoridades

Michel Temer, presidente da República

 

Michel Temer

"Lamento a morte do grande político, ex-jornalista, deputado estadual, deputado federal, senador constituinte, governador do Espírito Santo e meu amigo, Gerson Camata. Envio meus sentimentos de sincero pesar à esposa, ex-deputada Rita Camata, e aos filhos", declarou Temer.

 

Eunício Oliveira, presidente do Senado

"O ex-senador Gerson Camata, que por 24 anos representou, com destaque, o Espírito Santo no Senado Federal, depois de construir sólida carreira política como vereador, deputado estadual e governador. Nossa solidariedade aos seus familiares, amigos e ao povo capixaba".

 

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados

"Recebo com tristeza e consternação a notícia da morte trágica do ex-governador do Espírito Santo e ex-senador Gerson Camata, um homem público que prestou grande serviço ao Espírito Santo, ao Parlamento e ao Brasil. Presto minha solidariedade aos capixabas, à família e amigos".

 

Claudio Lamachia, presidente da OAB Nacional

"A OAB manifesta pesar pelo falecimento do ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata. O assassinato engrossa as estatísticas da violência no Brasil, que vive uma verdadeira epidemia de homicídios. Além de atuar contra a impunidade para os crimes violentos, o Estado precisa, urgentemente, retomar o controle dos presídios, que são o centro propulsor do crime que ameaça a segurança dos cidadãos em todo o país. Hoje, as prisões estão sob comando das facções criminosas e são usadas como centros de formação para novos criminosos, de modo que a criminalidade está sempre crescendo e se renovando. Para barrar esse processo, um bom começo seria haver presídios menores, onde o Estado pudesse fazer valer a lei, e também separar os presos de acordo com a periculosidade. Esses seriam passos concretos para começar a reverter o quadro atual e buscar um futuro em que a insegurança não seja mais uma característica dos grandes centros no Brasil".

 

 

Procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva

"É com pesar que recebemos a triste notícia do assassinato do ex-governador Gerson Camata. Somos solidários à família e ao povo do Espírito Santo neste momento de dor diante de um crime tão bárbaro, que muito nos deixa indignados. Essa violência absurda certamente será punida com a firmeza e justiça. O Estado perde uma das suas principiais lideranças políticas, que se dedicou à democracia e aos capixabas".

 

Presidente da Associação de Câmaras Municipais do Espírito Santo, Wilton Minarini

"O assassinato do ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata chocou e entristeceu o Estado. Ninguém esperava algo tão triste e cruel como o que aconteceu hoje, 26 de dezembro de 2018. Ao povo capixaba, não poderemos esquecer do grande construtor, um visionário em seus mandatos. Aos familiares, estendemos a mão para dividir a dor. Obrigado por tudo, Camata. Hoje é definitivamente um dia triste".

 

Presidente da Federação da Indústrias no Espírito Santo (Findes), Léo de Castro

"Estamos consternados com a morte do ex-governador Gerson Camata. Uma liderança que sempre contribuiu muito com o nosso Estado e com o País. Camata era uma pessoa de muita sabedoria e nos deixa um legado de simplicidade e luta pelo desenvolvimento do ES, em especial do interior. Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares, em especial à esposa, Rita Camata, e aos filhos. Estamos atentos e acompanhando de perto a apuração deste crime bárbaro, na certeza que a justiça será feita".

 

Procurador de Justiça aposentado, Durval Albert Barbosa Lima

"Camata era um grande e ético político. Marcou sua passagem pelo governo do Estado por muitas obras, principalmente com o asfaltamento de todas as estradas do interior o facilitou sobremaneira o escoamento dos produtos agropecuários. Era economista e foi uma das maiores vozes do Rádio Brasileiro. Tive a honra de começar minha vida no rádio ao lado dele e de Valdir Junger no programa Ronda Policial e mais tarde Ronda da Cidade, que naquela época atingiu incríveis 96 pontos no IBOPE do horário, sendo jamais alcançado por qualquer outro programa no Brasil. Não merecia morrer, belíssimo contador de estórias e de um fino Humor. Que o SENHOR DEUS o receba em seu reino nos braços da SUA PAZ, dando a seus familiares o conforto tão necessário neste momento difícil..."

 

 

Políticos

José Serra, senador

"Fiquei chocado com o assassinato de Gerson Camata, um político que sempre honrou seus mandatos e serviu exemplarmente ao seu Estado e ao país. Sempre tive com ele uma relação política amistosa e produtiva. Sua morte estupida enche a nós todos de muita tristeza. A toda sua família nosso mais sentido pesar."

 

Paulo Hartung, governador do Espírito Santo

"Recebi com muita tristeza a notícia da morte de um amigo, nosso querido ex-governador Gerson Camata. Gerson foi o primeiro governador eleito no nosso Estado no período de redemocratização do país. Fez um governo realizador e que entrou para a história dos capixabas. O Espírito Santo perde uma de suas principais lideranças. Decretei luto oficial de sete dias . Suspendi imediatamente todas as minhas agendas de trabalho para acompanhar de perto a apuração desse crime tão bárbaro . Estou colocando o Palácio Anchieta à disposição da família Camata para que o funeral seja realizado na sede oficial do governo".

 

Renato Casagrande, governador eleito do Espírito Santo

"É lamentável que um homem como ele, que tanto contribuiu para o desenvolvimento do nosso Estado, tenha perdido a vida de forma tão trágica. Nos despedimos hoje, com muita tristeza, desse líder carismático e agregador, que fez história no Espírito Santo. À família, meus sentimentos e minha solidariedade nesse momento de dor".

 

Magno Malta, senador

"Estou triste e muito abatido com a morte do Camata. Minha dor é do tamanho da dor de todo o povo do Espírito Santo. Deixo aqui minha oração aos familiares de Gerson Camata".

 

Rose de Freitas, senadora

"Nada tão injusto quanto tirar a vida de uma pessoa. Nada tão injusto quanto tirar a vida de um homem bom, um líder que foi tão importante para o povo capixaba, que era muito querido e tinha uma história tão bonita. O Espírito Santo perdeu uma pessoa que vivia de bem com a vida. Uma pessoa bondosa, afável no convívio e humilde no trato com o ser humano. Todos nós estamos sentindo muito a trágica morte de Camata."

 

 

Deputado Baleia Rossi, líder do MDB

"Lamentamos profundamente a morte do ex-governador Gerson Camata, do Espírito Santo. Cordato e atencioso, foi um dos primeiros governadores eleitos pelo PMDB após o início da redemocratização. Participou da Assembleia Constituinte como senador e sempre foi reconhecido pela população como político honesto e trabalhador. Até hoje, é lembrado como o governador que mais fez obras para integrar o Espírito Santo. Nossas condolências à deputada Rita Camata e a seus filhos. Que Deus dê muita força a todos familiares neste momento."

 

Erick Musso, presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo

"Há alguns dias tive a oportunidade de estar com ele em Marilândia. De sorriso fácil e muita simpatia, sempre fazendo questão de nos deixar a vontade. Sua história política, marcada pela democracia, inspirou muitas gerações. Foi um dos grandes governadores do Estado, progressista, reconhecido pelos próprios capixabas, principalmente no interior. Aos familiares, meus mais profundos sentimentos e que Deus possa conforta o coração de todos".

 

Prefeito de Vitória, Luciano Rezende

"Com muita tristeza e pesar recebi a notícia da morte do ex-governador Gerson Camata. O Espírito Santo perde uma grande liderança que muito fez pelo desenvolvimento do nosso Estado, tanto como governador quanto no período em que foi senador da República. Decretamos luto oficial e a cidade de Vitória se solidariza com os familiares de Gerson neste momento de tristeza e dor", disse Luciano. A prefeitura de Vitória decretou luto oficial de três dias. As bandeiras do Palácio Jerônimo Monteiro, sede do Poder Executivo Municipal também foram hasteadas a meio mastro.

 

Audifax Barcelos, prefeito do município de Serra, no ES

"Gerson Camata foi um dos mais importantes líderes políticos do Espírito Santo. Suas iniciativas e liderança deixam um exemplo muito importante neste momento difícil que o país vive. Que Deus conforte a esposa, filhos e familiares".

 

 

Guerino Zanon, prefeito do município de Linhares, no ES

"Manifesto o mais profundo sentimento de pesar e solidariedade à família pela perda irreparável do homem convicto de seus ideais, que teve sua vida pautada pela ética e pelo espírito público".

 

Prefeito Municipal de Colatina, Sérgio Meneguelli

"Intolerância! É assim que expresso meu sentimento de tristeza e lamento pela forma trágica que esse grande político que tanto contribuiu para o desenvolvimento de nosso estado e principalmente o País veio a óbito. Gerson Camata foi um grande capixaba e alcançou as posições de Vereador, Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador e Senador da República. Que os exemplos comprovados por suas características e que o acompanharam em toda a sua vida: ética, lealdade e honestidade possam confortar sua família e seus amigos nesta hora de dor". O município de Colatina decretou lutou oficial de três dias.

 

Partidos

MDB

O MDB declarou que se solidariza com todos os capixabas, familiares e amigos pela perda de forma trágica e violenta do ex-governador Gerson Camata, um dos mais importantes quadros do partido e do processo de redemocratização do País. Camata teve sua trajetória marcada pelo compromisso com seu Estado, tendo sido um dos senadores mais atuantes ao longo de mais de 20 anos de mandato.

 

PSDB

O presidente nacional do PSDB Geraldo Alckmin lamentou profundamente a morte trágica do ex-governador Gerson Camata. "Um homem íntegro que lutou pelas grandes causas em benefício do país, e em especial, do Espírito Santo. Esperamos que os fatos sejam apurados e esclarecidos o quanto antes, e que os suspeitos sejam punidos por esse crime brutal. Nos solidarizamos com a nossa querida, Rita Camata, e toda a sua família e amigos neste momento de profunda dor".