O governador Renato Casagrande, participou, na manhã desta terça-feira (26), da reunião extraordinária do Fórum dos Governadores, em Brasília, no Distrito Federal. 

 

Durante o encontro, Casagrande apresentou quatro pontos que não afetam o equilíbrio fiscal da União. “Apresentamos o descontingenciamento e desburocratização dos fundos da Previdência e de Segurança. Os recursos estão depositados, mas são difíceis de usar por conta dessa burocracia. Falamos também sobre a questão da securitização das dívidas e a cessão onerosa, pois a constituição prevê a divisão das riquezas do petróleo para os Estados e municípios. Outro ponto é o Fundo Social, em que também se discute a partilha dessas riquezas”, afirmou.

 

Para Casagrande, esses pontos não afetam o caixa do Tesouro e podem ser implementados independente da questão da reforma da Previdência. 

 

“Não podemos condicionar todos os itens à aprovação da reforma”, opinou o governador capixaba, que foi escolhido para organizar o grupo de trabalho formado para tratar do descontingenciamento e desburocratização dos fundos.