Baseado em uma denúncia realizada em um programa de rádio da Bahia o site Folha do ES publicou uma notícia denunciando um suposto esquema de corrupção envolvendo prefeituras da Bahia e do Espírito Santo, dentre elas a Prefeitura de Sooretama.

No texto a reportagem insinua uma ligação entre o Prefeito Alessandro Broedel e possíveis membros de uma quadrilha especializada em fraudes ao erário público, afirmando inclusive que a população paga por um ato corrupto (inexistente) de seu gestor. No vídeo do programa de rádio o locutor em nenhum momento cita o nome do município de Sooretama ou de seu Prefeito, Alessandro Broedel.

Em nenhum momento o site apresentou provas de sua afirmação, segundo o prefeito. Toda a matéria é pautada em suposições, estabelecendo ligações entre pessoas da antiga administração municipal com representantes de empresas que prestam serviço no município, segundo o prefeito.

Em nota a Prefeitura de Sooretama já esclareceu que todos os contratos firmados pelo município atendem aos critérios de legalidade estabelecidos pela Lei Federal nº 8.666/93, conhecida como Lei da Licitação. Disponibilizando, inclusive, toda a documentação de todos os processos licitatórios no Portal da Transparência do Município conforme orienta a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011).

Dessa forma o Município de Sooretama repudia a matéria divulgada pela Folha do ES, que nem ao menos procurou o município para checar qualquer informação divulgada, antes de sua publicação".