Os senadores do Espírito Santo Fabiano Contarato (Rede) e Marcos do Val (PPS) assinaram, junto com um grupo de colegas parlamentares, um pedido de impeachment contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e o ministro Alexandre de Moraes após ações determinadas no âmbito do inquérito que apura supostos ataques contra a Corte. A iniciativa é do senador Alessandro Vieira (PPS-SE).

 

Os pedidos terão como argumento a tese de que houve crime de responsabilidade por meio de abuso de poder na abertura do inquérito, determinada por Toffoli, e nas buscas feitas pela Polícia Federal e bloqueio de redes sociais, determinadas por Moraes. “Não estamos buscando pacificação, estamos buscando transparência”, disse Vieira.

 

Embora houvesse disposição de alguns senadores em subscrever o pedido de impeachment, Contarato e Do Val assinaram como apoiadores, pois quem subscreve não pode, posteriormente, ser relator do processo. Os outros senadores que assinaram, além dos capixabas, foram Luis Carlos Heinze (PP), Jorge Kajuru (PSB) e Styvenson Valentim (Rede).