Apesar de determinação judicial exigindo a presença da PM-ES na última sessão da Câmara Municipal de Marataízes, a eleição da nova mesa diretora ocorreu sem o menor transtorno.

Em resposta a ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) de n° 00372841920188080000, protocolada pelo Partido Patriota, o TJES determinou a saída imediata do atual presidente Willian Duarte a convocação de novas eleições no Legislativo municipal.


A nova mesa diretora, composta pelos vereadores Erimar Lesqueves (presidente), Carlos de Freitas (Vice) e Andrezinho Teixeira (secretário) foi eleita por unanimidade, surpreendendo os presentes, afinal, até o vereador Thiago Foca, oposição declarada, corroborou com a eleição da chapa, declarando porém, que este era "um voto ao amigo e não ao prefeito".


O ainda vereador William Duarte ainda tentou, sem sucesso, impugnar a nova chapa, em uma tentativa de evidente desespero, de impedir as novas eleições. William deixou o plenário sem se pronunciar, sem votar e agora, também, sem espaço junto a Administração.


Sobre a decisão da Justiça,Erimar preferiu não se manifestar, disse apenas que "confia e respeita no devido processo legal, no exercício da democracia e nas instituições de controle e fiscalização do Estado"