O empresário Manfrine Amaro, ex vereador e irmão do Presidente da Câmara de Itapemirim, Mariel Amaro (PCdoB), surtou e ameaçou de morte e de agressão o Prefeito da cidade Thiago Lopes (PSDB). O boletim de ocorrência foi registrado hoje, sendo instaurada investigação para apurar o crime ocorrido ontem no final da tarde (18 de junho de 2019).

O crime de ameaça ocorreu na sede da Prefeitura, em frente a inúmeras testemunhas. Manfrine Amaro visivelmente transtornado e fora de si, dizia que “pegaria o prefeito”, iria “até o inferno para pegá-lo” e “queria quebrá-lo”.

Manfrine Maro é um dos mentores políticos do irmão Presidente de Câmara e além disso cuida do areal irregular da família, interditado recentemente pelos órgãos com poder de polícia. Após a interdição, Manfrine, como é conhecido  e foi vereador,  está desequilibrado com a convocação pela CPI das LICENÇAS da Assembléia Legislativa junto com sua esposa, na condição de representantes legais do areal sob investigação de vários órgãos. A CPI pode quebrar seus sigilos bancários, fiscal e telefônico, além de conduzi-lo coercitivamente caso se negue a comparecer.

As testemunhas relatam que Manfrine já estava muito abalado com as derrotas jurídicas do Presidente da Câmara, arquitetadas com o irmão para tomar de assalto a cadeira do Prefeito. Contudo, se descontrolou por completo em razão da interdição do areal da família e da investigação do negócio pela CPI das Licenças, com convocação expressa dos responsáveis legais (Manfrini e sua esposa).

O boletim de ocorrência relata que há cerca de 15 dias Manfrine Amaro mandou recados agressivos ao Prefeito, através de uma testemunha, ameaçando o Chefe do Executivo de morte e agressão se ele não protegesse o areal da família do Presidente da Câmara contra fiscalizações dos órgãos de polícia. O prefeito minimizou o fato e ignorou a ameaça, acreditando ser um rompante político do mentor do irmão, incomodado com as derrotas de seu grupo político e com fiscalizações rotineiras da polícia ambiental e do MP sobre seu negócio. 

Mas a ameaça de concretizou e mais uma vez ultrapassou as fronteiras da legalidade para entrar no território do direito penal. 

O histórico de violência política em Itapemirim, no qual já foram vitimizados duas pessoas próximas do Prefeito Thiago Lopes (seu primo prefeito da cidade em 1998 e um secretário de sua gestão em 2017), acenderam o sinal vermelho após essa ameaça expressa de Manfrine Amaro. 

Somado a isso, tem-se ainda os ataques e ameaças a juízes, promotores e delegados .O ataque orquestrado às autoridades e instituições também segue sob investigação sigilosa, envolvendo atos do próprio diretor-geral da Câmara Plínio Marcos Leal, outro com grande poder de manipulação sob o Presidente da Casa Mariel.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA DO PREFEITO:

 

CONVOCAÇÕES DA CPI QUE FIZERAM MANFRINI SURTAR: