Folha do ES
Seg, 18 de Nov
LEIA PESQUISA

Home   Política     Espírito Santo


PSB pode expulsar os deputados do ES Felipe Rigoni e Ted Conti

PSB pode expulsar os deputados do ES Felipe Rigoni e Ted Conti

Felipe Rigoni e Ted Conti descumpriram determinação do partido e votaram a favor da reforma - Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

  Por Redação

  16.julho.2019 às 09:16

Os deputados federais Felipe Rigoni e Ted Conti enfrentarão um processo interno no PSB após terem descumprido a orientação do partido e votado a favor da reforma da Previdência.

O procedimento foi aberto nesta segunda-feira (15) pelo Conselho de Ética da sigla e investigará também outros nove deputados de outros Estados, que assim como os capixabas, passaram por cima da deliberação partidária. Eles podem sofrer uma advertência ou mesmo serem expulsos da legenda.

Rigoni e Ted, no entanto, já adiantam que não voltarão atrás em suas decisões durante a votação do segundo turno do Projeto de Emenda Constitucional (PEC). Conforme já mostrado pelo Gazeta Online, Rigoni disse que votou por convicção.

A representação contra os parlamentares foi discutida na manhã desta segunda, em Brasília, pelos três integrantes do conselho de ética. Eles entenderam que há materialidade para a abertura de um processo.

A partir de agora, os 11 deputados serão notificados e terão dez dias para apresentar sua defesa. Depois disso, o conselho indicará qual penalidade eles deverão cumprir, mas a decisão em relação ao tipo de sanção que será aplicada – cuja pena máxima é a expulsão – caberá ao diretório nacional do PSB. Em caso de expulsão, os dois conservam os mandatos.

Segundo o presidente regional da sigla no Espírito Santo, Carlos Roberto Rafael, apesar de o diretório estadual não participar diretamente da discussão, sete membros locais, incluindo ele e o governador Renato Casagrande, fazem parte do diretório nacional e poderão interferir na questão.

Carlos Rafael defende que os deputados sejam ouvidos em um debate e acredita que expulsar os parlamentares não seria a melhor decisão.


Fonte: Século Diário

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2019 Folha do ES. Todos os direitos reservados.