O Município de Vitória e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinaram, neste semana, o contrato referente ao empréstimo de 400 milhões de reais liberados no começo deste ano. Após pedido de urgência do Senador Marcos do Val (Podemos), a assinatura foi liberada e o valor será destinado ao financiamento de ações integradas que promovam melhorias urbanas, segurança cidadã e fortalecimento de gestão urbana da capital. O contrato foi assinado com a presença do prefeito Luciano Rezende (Cidadania), do senador Marcos Do Val (Podemos) e do deputado federal Josias da Vitória (Cidadania). 

“O processo para a aprovação dessa verba estava parado no senado desde 2014 e, assim que tomei posse, em fevereiro, Luciano me pediu para dar agilidade, se fosse possível, na tramitação da matéria no Senado. Dessa forma, essa foi minha primeira missão em prol dos capixabas. Fiz um pedido de urgência para que a matéria fosse votada. Em menos de um mês ela estava sendo aprovada no plenário da Casa e hoje já é uma realidade”, lembra Do Val. 

As atividades principais do programa incluem a promoção da requalificação urbana da Orla Noroeste (ON) com ações complementares de gestão urbana inteligente e a resiliência à mudança climática, assim como a redução dos crimes violentos na cidade por meio de ações de prevenção social da violência juvenil e de apoio ao fortalecimento da Guarda Municipal para prevenir e controlar delitos. 

Os recursos vão beneficiar os 80 bairros de Vitória e serão destinados a obras de infraestrutura e equipamentos urbanos, implantação de passeios contínuos com ciclovias, píeres, atracadores de barcos, deques, praças, paisagismo, arborização urbana, contenção de encostas, recuperação de áreas degradadas de manguezal e de nascentes, estudos para planos de manejos de unidades de conservação, reforma e construção de escolas, unidades de saúde, entre outras.

"Esse plano de investimento e modernização de Vitória foi desenvolvido através do estudo da situação fiscal da cidade. O banco escolheu poucas cidades, sendo aquelas que ele sabe que a gestão fiscal é de excelência, para que pudesse oferecer um plano de modernização, de macrodrenagem, segurança pública, saúde, educação, a nova orla da baía noroeste, que vai dar dignidade e vai igualar as duas orlas da cidade, beneficiando São Pedro, Santo Antônio e a orla interna da Grande Maruípe", comemorou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

A sociedade capixaba vai se beneficiar também com a renovação de vias, construção de mais de três mil conexões intratradomiciliares de esgoto, expansão da ciclovia, recuperação de 45 hectares de áreas verdes, além da ampliação da assistência às mulheres vítimas de violência.


Link para o Plano de Ação: file:///Users/macuser/Downloads/Plano-de-A%C3%A7%C3%A3o-Vit%C3%B3ria-Sustent%C3%A1vel-baixa%20(1).pdf

Com informações da Prefeitura Municipal de Vitória e do BID