Está decidido. Não é especulação. Até sexta-feira, o vereador Alexandre Bastos, há 20 anos filiado no PSB de Cachoeiro de Itapemirim, atual presidente da sigla, vai entregar as chaves do partido ao governador Renato Casagrande ou à direção estadual.

A decisão vem amadurecendo, segundo ele, há algum tempo. Alexandre Bastos entendendo que sua missão no partido foi cumprida nessas duas décadas e não vê futuro para suas pretensões eleitorais ou espaço para lutar por novas posições.

Perguntado se estará com o governador para entregar a carta, ele disse que continua tentando uma agenda com Renato Casagrande há dois meses. "Se caso não acontecer", protocolo minha renúncia assim mesmo na direção estadual.

Sobre o teor da carta, ele disse se tratar de "agradecimento ao partido pelos 20 anos de militância a serviços, inclusive do governador. O conteúdo expressa minhas homenagens aos companheiros que deixo e peço licença para buscar outro caminho em que poderei contribuir mais", sintetizou.

Em relação a uma possível pré-candidatura a prefeito, Alexandre Bastos não deu voltas. "Serei pré-candidato assim que definir o partido para qual vou ingressar depois de março, quando abre a janela partidária para legalizar minha saída do PSB como filiado. Mas, já sou pré-candidato dentro do PSB, um direito democrático. Não existe unanimidade, por isso existem as pré-candidaturas e o direito de pleiteá-las.", conclui.