Desde a última sexta-feira (8), o Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (Funses) passou a ter um saldo de R$ 135,531 milhões, quando foram aportados mais R$ 41,589 milhões referentes à parcela trimestral da Participação Especial dos royalties do petróleo da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o Estado.

 

A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (11) pelo governador Renato Casagrande através de suas redes sociais.

 

“O Fundo Soberano é inovador e pioneiro no Brasil. Será aplicado em empresas que vão gerar empregos para os capixabas. Se o Brasil entrar em crise podemos usar uma parte do Fundo, mas a ideia é utilizar em atividades produtivas. Queremos sair da dependência do petróleo e do gás, pois essa é uma riqueza finita”, afirmou.

 

O governador comemorou que, em poucos meses, o Fundo ultrapassou a marca dos cem milhões de reais. “Esse valor será usado para que o Estado se associe a empreendimentos em áreas estratégicas, direcionando as oportunidades para todas as regiões do Espírito Santo. Com o Fundo Soberano nos tornaremos um Estado cada vez mais justo para os capixabas e competitivo no cenário nacional”, destacou.