A intervenção nacional ocorreu   pelos atos de violência e interferência externa no curso do processo da Convenção. 

Isso resultou na ruptura da normalidade e da integridade do partido no ES, maculando as eleições.

O ex Deputado Federal e ex Vice Governador do DF Tadeu Filipeli, nomeado para acompanhar o processo no ES, foi quem acionou o Presidente Nacional. 

Relatou que a situação no MDB capixaba é gravíssima e saiu do controle, com cenas de violência patrocinada pela chapa de Marcelino Fraga e constante interferência externa para capturar a direção do Partido no ES. 

Filipeli repudiou a invasão autoritária e violenta à sede do partido para tomá-lo a força, o que é inédito na história da agremiação em todo o Brasil. Alertou que em razão disso a mediação não é mais possível porque os problemas se tornaram até mais graves do que antes.

Nesse contexto, o Presidente Nacional decidiu pela proteção da integridade do partido no Estado, mantendo a ordem, unidade e segurança jurídica necessárias para seu fortalecimento.

Com isso, prorrogou a comissão provisória e suspendeu da Convenção marcada para o dia 29 de novembro de 2019. Mandato do Lelo se estende até além do prazo, havendo ataque à integridade do partido. Ele vai articular as alianças nas eleições de 2020 a pedido da nacional, visando o crescimento da sigla. 

DECISÃO DA NACIONAL EM FAVOR DE LELO

Diante de tantas pressões, coações, ameaças e adversidades, LELO COIMBRA sai vitorioso e mostra seu tamanho nacional.

A lei 13.831/2019, em seu artigo 3º, parágrafo 3º permite que as comissões provisórias durem até 8 anos