Folha do ES
Qua, 30 de Set

Home   Política     Espírito Santo


Deputados pedem fim de "regalias" da Vale no ES

Deputados pedem fim de "regalias" da Vale no ES

Enivaldo dos Anjos: Renova é caixa preta sem transparência sobre contratos / Foto: Tati Beling

  Por Redação

  27.novembro.2019 às 15:06

Vários parlamentares subiram na tribuna da Assembleia Legislativa (Ales) na sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (26) para tecer críticas a Vale e a Fundação Renova.

Eles cobraram o pagamento das indenizações aos afetados pela tragédia ambiental que atingiu o Rio Doce e o corte de benefícios e isenções fiscais concedidos à empresa no Estado.

O deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) foi o primeiro a tocar no assunto ao lembrar que já faz quatro anos desde o dia do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), que afetou o Doce e a vida de milhares de mineiros e capixabas.

Segundo o parlamentar, tanto a Vale quanto a Renova vem descumprindo o que foi pactuado no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado para suspender a Ação Civil Pública que pedia um valor de R$ 155 bilhões para compensar todos os danos causados. “De acordo com o MPF das 42 obrigações assumidas somente uma está sendo cumprida”, afirmou.

“A Fundação Renova é uma caixa preta que se nega a demonstrar transparência sobre contratos e suas atividades a este Parlamento, respondendo ofícios da CPI (da Sonegação) de forma negativa em total desrespeito a clausulas do TTAC”, enfatizou.

“Empresa que não cumpre a sua palavra merece ter suas regalias cortadas! E é isso que vamos fazer aqui! Conversaremos com o governador para cortar pela raiz todos os benefícios de isenção e renúncia fiscal da Vale, pois essa empresa criminosa que ignora as vítimas do seu crime ainda conta com a isenção fiscal de bilhões de reais em prejuízo da própria população atingida, que em decorrência terá menos qualidade de serviço público”, argumentou.


Fonte: Web Ales

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.