O deputado estadual José Esmeraldo sinaliza filiação ao PP (Partido Progressista), segundo agentes do mercado político do Espírito Santo. A ausência de ambiente no MDB motiva o parlamentar a buscar outro partido para reconstruir sua carreira política com vistas às próximas eleições como pré-candidato ou apoiador já nessas eleições de 2020.

A relação com o comando da legenda ficou azedada após os excessos e abusos do grupo de Esmeraldo, que também se valeram de interferência externa para coagir, constranger e cooptar correligionários, movimentos que levaram o parlamentar e Marcelino Fraga a serem réus na comissão de ética do MDB, em curso.

A confusão gerada pelo grupo do parlamentar motivou intervenções da Executiva Nacional do MDB para proteger a integridade partidária, a legitimidade e a lisura do pleito. Em razão disso, foi criada uma comissão provisória mantendo no comando da legenda o Presidente Lelo Coimbra.

José Esmeraldo era franco apoiador de Marcelino Fraga para a Presidência da legenda, apesar de seu discurso eleitoral contraditório em defesa da ficha limpa. Isso porque esse grupo combatia a cláusula anti-corrupção do edital das eleições que proibia condenados por corrupção de ocuparem cargos de direção no MDB. O ato interno de critério  impede Fraga de disputar o diretório por causa da sua  condenação em 2ª instância pelo Tribunal Federal da 2ª Região por envolvimento na máfia dos sanguessugas (roubo de dinheiro da saúde).

Nesse contexto, José Esmeraldo se vê deslocado e esvaziado no MDB. Os bastidores já indicavam que ele havia sondado o DEM de Theodorico Ferraço, mas avançou nas tratativas com o PP após conversar com o Presidente da legenda Marcus Vicente. Sua ida para os progressistas é possibilidade factível.