Único capixaba presente no alto escalão do governo federal, Lelo Coimbra assumiu pela 6ª vez o Ministério da Cidadania. Como o número 02 da pasta, cabe ao capixaba assumir o comando quando o aliado Osmar Terra cumpre missões fora do país.

Como Ministro, Lelo esteve com o Presidente Bolsonaro hoje, 9, discutindo melhorias no programa Bolsa Família. O Presidente tem demonstrado empenho na busca de aprimoramento de programas sociais, como é o caso foz Bolsa Familia-BF. A reestruturação do Bolsa Família é uma de suas principais missões. 

Após as apresentações e debates, Lelo teve uma breve e pessoal conversa com Bolsonaro.

A meta do Governo é incluir os que realmente necessitam, evitar fraudes com mais sistemas de controle e permitir que as pessoas sejam ajudadas pelo programa sem se tornar reféns (dependentes). É o que se chama de emancipação: a pessoa entra, permanece por sobrevivência e depois se organiza para sair e produzir sua própria subsistência. 

O governo oferecerá os instrumentos já existentes, com foco nos beneficiários do BF, para ter a perspectiva de uma “porta de saída” (emancipação). 

O 13º do programa também foi debatido para garantia permanente, uma conquista da gestão atual.

O Bolsa Família é o maior programa social da América Latina, tendo o maior orçamento do Governo Federal Brasileiro, cabendo ao Ministério da Cidadania a sua gestão e execução em todo território nacional.