Folha do ES
Qui, 9 de Abr
HECI Páscoa

Home   Política     Espírito Santo


Deputado quer câmeras em salas de aula

Deputado quer câmeras em salas de aula

Escolas que não cumprirem as regras estarão sujeitas às penalidades de advertência e multas

  Por Redação

  20.fevereiro.2020 às 10:00

O Projeto de Lei (PL) 85/2020 prevê a obrigatoriedade de instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as salas de aula dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do estado. O monitoramento deverá ser em tempo real e os pais de alunos poderão ter acesso ao conteúdo para acompanhamento da vida escolar dos filhos.

Pelo texto, as câmeras devem ficar em locais visíveis e serem capazes de captar som. Além disso, indica que as imagens devem ser de “ótima resolução”, com capacidade de identificar as pessoas no recinto. “Tendo em vista o crescente aumento da violência e a sensação de insegurança nas escolas, o objetivo é a proteção da comunidade escolar”, explica o autor.

O deputado Capitão Assumção defende que além da questão da segurança, o videomonitoramento pode contribuir para avaliação da atuação de professores e orientadores. “Inibirá atitudes danosas contra as crianças que possam ser tomadas por profissionais despreparados”, finaliza.

Caso o projeto se torne lei, as escolas que não cumprirem as regras estarão sujeitas às penalidades de advertência e multas de 200 mil a 300 mil Valores de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs) – entre R$ 701.680,00 e 1.052.520,00.

Tramitação

As comissões de Justiça, Educação, Segurança e Finanças emitirão parecer sobre a matéria.


Fonte: folha do ES

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.