NOTA À IMPRENSA

Como membro da Executiva Nacional, participei da reunião ocorrida ontem dia 11 de março (quarta feira), que deliberou sobre vários assuntos de pauta do partido no Brasil, inclusive sobre o caso do Espírito Santo. 

A criação da COMISSÃO INTERVENTORA foi aprovada à unanimidade, como medida de proteção à integridade do partido contra a ingerência de forças externas que estão prejudicando sua autonomia e seu desempenho político-eleitoral nas eleições 2020. Entendeu-se, com a mais absoluta razão, que é necessário dar imediata segurança política e jurídica nessa reta final de filiações e migrações.

Na reunião da Executiva foi registrado expressamente, por vários integrantes da Nacional, que acompanham esse processo, as interferências, pressões, ameaças e coações da máquina pública estadual que contaminaram todas as tentativas de se realizar a convenção, convocadas pela Comissão Provisória Regional do MDB-ES. 

Alertado também das intenções dos responsáveis de capturar a plataforma do MDB, para aprisionar o partido no arco de interesses externos ao do partido e, com isso, nos submetermos ao controle político antidemocrático externo.
 
Esses fatos foram registrados “in loco” por um observador da Executiva Nacional, na véspera da última convenção cancelada. O Observador foi requerido pela própria chapa adversária e autorizado pelo Presidente da Executiva Nacional como medida de fiscalização e isenção do pleito.

A reunião da Executiva Nacional é aberta ao público, mas só usam a palavra, votam  e deliberam os seus membros.
 
Terceiros com interesse em algum tema, podem pedir para se manifestar, o que só ocorre com autorização do Presidente. Sendo um partido democrático e em respeito ao contraditório, foi dada a oportunidade para o representante da chapa do governo argumentar e sustentar sua posição.

Entretanto, não convenceu a Executiva Nacional, que mesmo assim deliberou acertadamente pela criação de uma comissão interventora federal, formada por membros da Executiva Nacional, da mais alta qualificação, equilíbrio e espírito público.

A ata da reunião da executiva nacional do MDB já foi encaminhada ao TRE - ES que adotará as medidas que a lei requer.

A reunião da NACIONAL ratificou o cancelamento da CONVENÇÃO ESTADUAL e não reconheceu a reunião CLANDESTINA.

LELO COIMBRA