O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) também liberou o Prefeito de Itapemirim Thiago Peçanha Lopes para disputar as eleições, afastando acusações que pediam sua inelegibilidade por abuso de poder político em favor de aliados nas eleições de 2018. Assim, seus direitos políticos estão preservados.

Os magistrados reconheceram um único fato inapropriado da equipe do prefeito: a veiculação de um vídeo de WhatsApp comemorando o abono que daria aos professores após a eleição, com um adesivo de candidatos aliados colados na camisa. Por isso, o Tribunal aplicou-lhe uma multa de R$ 5 mil.

Lelo Coimbra foi absolvido de todos os fatos e retirado do processo, por não ter nenhuma prova de ciência, anuência ou participação do ex deputado em nenhuma das situações.

O processo tem origem em denúncias dos Vereadores de oposição na cidade de Itapemirim. O MP e o Poder Judiciário tem rejeitado todas as acusações por falta de provas e outras por Fake News.

Por isso, a oposição também atacou juízes, promotores e Tribunal de Justiça com denúncias falsas, o que gerou investigações sigilosas em curso para apurar crimes contra autoridades, inclusive nas redes sociais.