Folha do ES
Sáb, 5 de Dez

Home   Política     Espírito Santo


Amanda Quinta é afastada definitivamente da Prefeitura de Presidente Kennedy

Amanda Quinta é afastada definitivamente da Prefeitura de Presidente Kennedy

Amanda Quinta foi denunciada por corrupção na "Operação Rubi", deflagrada no ano passado

  Por Yasmin Silva

  30.julho.2020 às 10:30Atualizado em 30.julho.2020 às 10:47

A prefeita afastada de Presidente Kennedy, sul do Estado, Amanda Quinta (sem partido), está fora de vez da chefia do Executivo do município, por força de decisão da juíza Priscilla Bazzarela de Oliveira, divulgada na noite desta terça-feira (28), que prorrogou o afastamento por mais 180 dias. O prefeito interino, Dorlei da Saúde (PSD) fica até o final do mandato, com a possibilidade de concorrer em novembro, o que ela já não poderia, porque estava no segundo mandato.

A decisão encerra parte das investigações iniciadas em 2018 com a "Operação Rubi", sobre indícios de organização criminosa constituída com o fim específico de lesar os cofres públicos dos municípios de Presidente Kennedy, Marataízes, Jaguaré e Piúma.

Amanda foi denunciada juntamente com o seu marido, José Augusto Rodrigues de Paiva, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, em delação premiada do empresário Marcelo Marcondes Soares. Ela foi afastada em maio de 2019, quando foi presa, sendo libertada no mês de setembro.

Segundo o processo, Amanda Quinta recebeu vantagem, juntamente com outros agentes públicos do município, em contratos com a empresária Limpeza Urbana e Serviços Ltda, em pagamentos mensais dos respectivos sócios administradores da empresa, todos organizados em grupo.

De acordo com a denúncia, o dano patrimonial atinge o valor de R$ 3,2 milhões e, de danos morais, R$ 6,5 milhões.

A Justiça acolheu a denúncia e requereu a prorrogação do afastamento de Amanda Quinta, José Augusto Rodrigues de Paiva e Leandro da Costa Rainha de todos os cargos públicos.

A ação por improbidade administrativa envolve ainda José Augusto e Leandro Rainha, Marcelo Marcondes Soares, José Carlos Marcondes Soares, Isaias Pacheco do Espírito Santo, Cristiano Graça Souto.


Fonte: Século Diário

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.