A primeira é a instalação da 3ª CIA do 1º Batalhão da PM Curva da Jurema, próximo ao monumento Vitória 360. É um local estratégico, na Avenida Américo Buaiz. Atenderá aos bairros da Praia do Canto, Santa Lúcia, Santa Helena, Barro Vermelho, Santa Luíza, Ilha do Boi, Ilha do Frade, Enseada do Suá e Praia do Suá.

A segunda é a criação de uma base da Guarda Municipal no antigo prédio da PM em Santa Lúcia, que já está passando por reformas. O imóvel está localizado na rua Fortunato Ramos.

O Movimento Praia do Canto Merece Mais, coordenado por Armandinho Fontoura, articulou com o Deputado Estadual Fabrício Gandini as duas conquistas almejadas pelos moradores.

As solicitações foram construídas com diálogo junto ao Governo do Estado e à Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) que se sensibilizaram e concluíram que tecnicamente seria uma boa solução para incrementar a segurança pública na região.

“Chegamos a essa definição após conversas com técnicos das duas instituições. A instalação da companhia na Curva da Jurema é extremamente estratégica, pois fica a poucos metros da Avenida Américo Buaiz e é bem central em relação à região”, destacou o Deputado Gandini.

Armandinho Fontoura disse que a “a vinda da Guarda Municipal complementa nossa vitória. Teremos uma base avançada na região da Praia do Canto, em Santa Lúcia. O imóvel, localizado na rua Fortunato Ramos, já está em reforma para receber a nova base, que vai começar a funcionar nos próximos meses. Antes era ocupado pela Polícia Militar, cuja companhia está indo para o quiosque Um da Curva da Jurema”.

O representante dos moradores da Praia do Canto” também parabenizou os profissionais da segurança pública, que ficam na linha de frente: “agradecemos à PM e à Guarda Municipal pelo belíssimo trabalho dedicado a nossa cidade. São excelentes profissionais, com sensibilidade e formação técnica para enfrentar o dia a dia da segurança urbana, em prol do cidadão de bem.”

Desde Dezembro/2019, o Movimento luta por isso, fazendo solicitações na Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) e no Comando Geral da PM sobre isso, com protocolos variados.

No mês de Julho instalou o “Abandonômetro” que chamou a atenção para os 8 meses do problema na Região.


Somado à essas ações, o Protocolo de nº 2234421/2020 do “Movimento Praia do Canto Merece Mais” abriu caminho para a restauração e ocupação da Guarda no antigo imóvel e volta da Polícia Militar. Esses avanços foram celebradas por Armandinho Fontoura e comunidade.