Folha do ES
Qua, 30 de Set

Home   Política     Espírito Santo


Atendimento humanizado com suporte psicológico às mulheres vítimas de violência

 Atendimento humanizado com suporte psicológico às mulheres vítimas de violência

Luciano Machado apresenta proposta de atendimento humanizado com suporte psicológico às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual

  Por Yasmin Silva

  15.setembro.2020 às 08:52

Autorizar o Governo do Estado a implementar atendimento humanizado com direito a triagem e acolhimento psicológico às mulheres capixabas vítimas de violência doméstica e/ou sexual é a proposta do deputado estadual Luciano Machado (PV).

A proposição nº 487/2020 foi lida em plenário na sessão desta segunda-feira. Segundo o projeto de lei, as delegacias seriam o ponto físico de apoio para recebimento e suporte às vítimas.

A violência doméstica contra a mulher é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como problema de saúde pública. Danos físicos, emocionais, de autoestima e demais sequelas que prejudicam a reintegração dessas mulheres na sociedade - reinserção em trabalhos e estudo, por exemplo - são argumentos consideráveis para tal classificação.

"Cuidar de uma vítima (de violência doméstica ou sexual) não é apenas afastá-la fisicamente de seu agressor, é oferecer oportunidade para que ela sinta-se segura em explanar suas angústias e particularidades com profissionais qualificados. É imprescindível a presença de psicólogos nesse processo", enfatiza o deputado Luciano Machado.

O PL 487/2020 foi lido na sessão desta segunda-feira e tramita na Casa de Leis estadual.


Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.