Autorizar o Governo do Estado a implementar atendimento humanizado com direito a triagem e acolhimento psicológico às mulheres capixabas vítimas de violência doméstica e/ou sexual é a proposta do deputado estadual Luciano Machado (PV).

 

A proposição nº 487/2020 foi lida em plenário na sessão desta segunda-feira. Segundo o projeto de lei, as delegacias seriam o ponto físico de apoio para recebimento e suporte às vítimas.

 

A violência doméstica contra a mulher é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como problema de saúde pública. Danos físicos, emocionais, de autoestima e demais sequelas que prejudicam a reintegração dessas mulheres na sociedade - reinserção em trabalhos e estudo, por exemplo - são argumentos consideráveis para tal classificação.

 

"Cuidar de uma vítima (de violência doméstica ou sexual) não é apenas afastá-la fisicamente de seu agressor, é oferecer oportunidade para que ela sinta-se segura em explanar suas angústias e particularidades com profissionais qualificados. É imprescindível a presença de psicólogos nesse processo", enfatiza o deputado Luciano Machado.

 

O PL 487/2020 foi lido na sessão desta segunda-feira e tramita na Casa de Leis estadual.