Folha do ES
Seg, 30 de Nov
RESULTADO PESQUISAS

Home   Política     Espírito Santo


Felipe Rigoni denuncia contratos de entidades ligadas ao MEC

Felipe Rigoni denuncia contratos de entidades ligadas ao MEC

Grupo de sete deputados e deputadas analisou 101 contratos firmados neste ano

  Por Redação

  02.outubro.2020 às 14:27Atualizado em 05.outubro.2020 às 22:06

Sete parlamentares que integram a Comissão Externa de Acompanhamento do MEC (Comex MEC) protocolaram denúncia no Tribunal de Contas da União na tarde desta quinta-feira (01) contra compras efetuadas por entidades ligadas ao Ministério da Educação.

Um levantamento produzido pelo grupo analisou 101 contratos firmados no âmbito do Ministério entre março e julho deste ano: cinco apresentaram inconsistências consideradas graves, que totalizam R$ 7,3 milhões em compras.

O maior dos contratos, no valor de R$ 5,1 milhões, foi firmado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A Universidade pagou quatro vezes acima da média pelo fornecimento de quatro milhões de luvas de látex – a comparação se baseia em aquisições da própria administração pública federal.

O coordenador da Comissão, deputado federal Felipe Rigoni, criticou a gestão do Ministério na pandemia. "O MEC tem sido muito ineficiente no enfrentamento à pandemia, no apoio aos estudantes, na oferta de soluções e na fiscalização. Parece que o problema da pandemia não diz respeito a eles. A má gestão é uma porta aberta para a corrupção", apontou.

Para o deputado federal Tiago Mitraud, o trabalho da Comissão busca respostas urgentes e eficazes do MEC. "Fiscalizar o Executivo é função inerente da atividade parlamentar e, desde o início da pandemia, os trabalhos desta comissão se debruçaram a identificar e avaliar as principais medidas do MEC desde o ano passado. Esperamos que o TCU e o próprio Ministério possam esclarecer rapidamente as suspeitas de irregularidades e que, caso necessário, as medidas cabíveis sejam tomadas", argumentou.

A denúncia protocolada no Tribunal de Contas da União conta com a assinatura dos deputados federais Aliel Machado, Eduardo Bismarck, Felipe Rigoni, Israel Batista, João H. Campos, Tiago Mitraud e da deputada federal Tabata Amaral.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.