Hoje uma aluna de gastronomia, me mandou uma mensagem, perguntando-me se eu conhecia alguma boa receita com coelho. Sei fazer apenas duas, somente – um ensopado e a outra em forma na grelha; e como aqui no Brasil não temos o hábito de comer coelhos, nem me preocupei em conhecer outras. Tampouco, é fácil encontrar esta carne nos supermercados e nos açougues mais “comuns”.

 Evidentemente que na internet, existem centenas de receitas com coelho, tanto nos sites nacionais quanto nos estrangeiros. Mas, enfim, se quiserem provar a que fiz, fiquem à vontade.

 Inicialmente, vamos conhecer um pouco desta carne, tão apreciada na Europa, principalmente na França e na Espanha, principais produtores mundiais.

De carne branca e macia, a carne de coelho é considerada uma das melhores para consumo humano. De baixo teor de colesterol e elevado teor de proteínas, sais minerais e vitaminas, faz desta carne uma excelente opção para os paladares mais exigentes. Uma carne leve, que se adapta bem a diversidade de receitas.

No Brasil não é muito difundida, apesar de ser encontrada em açougues mais especializados; porém, como o setor produtivo ainda não está bem organizado, nota-se uma carência de maior divulgação e incentivo no hábito de consumo desta carne, junto à população. Considerada uma carne de “caça”, o consumo é ainda muito incipiente, restringindo-se a restaurantes mais sofisticados, especializados na culinária francesa ou espanhola.

Em uma oportunidade, estive na casa de um amigo, lá no Rio de Janeiro e a esposa dele, preparou um coelho que achei de excelente sabor. Ela me disse que tinha aprendido a receita em Madri, quando eles moravam lá.

Era um ensopado, na realidade, pois a carne por ser magra, dependendo de como se faz, ela fica um pouco seca. Mariana, caprichou no molho, o que inibiu um pouco o sabor da carne. Eu optei por esta receita, mas modifiquei-a um pouco, de maneira que isto não acontecesse. Considerando que o mais importante é sentirmos o gosto dela e não a do tempero ou do caldo.


     Então vejamos:

 

Ingredientes

2 coelhos limpos

50 g de ervilhas

 4 cenouras cortadas a julienne

2 cebolas médias cortadas em pétalas

4 tomates, descascados e picados (sem semente)

4 batatas cortadas em cubos pequenos

½ pimentão vermelho cortado em pedaços pequenos

4 dentes de alho, picados

2 colheres de azeite extra-virgem

2 folhas de louro

1 colher de sopa de semente de mostarda

1 colher de sopa alho-poró cortado em fatias bem finas

1 copo de vinho tinto

1 xícara de suco de laranja

1 colher de café de noz moscada

1 colher de sopa de páprica doce

sal a gosto

pimenta a gosto


Modo de fazer

 

    Corte o coelho em pedaços grandes e ponha-o em uma travessa. Em uma tijela, ponha o alho-poró, os dentes de alho, as sementes de mostarda, o azeite e o sal. Faça um mix destes ingredientes, misturando-os bem. Adicione o suco de laranja. Derrame sobre os pedaços do coelho e deixe marinando, na geladeira, de um dia para o outro.

    Ponha ao fogo uma caçarola de borda alta e deixe o azeite aquecer, coloque as cebolas e deixe dourar; coloque os tomates picados, as folhas de louro, a ervilha, a cenoura, as batatas, a páprica doce e o vinho. Faça um molho e coloque os pedaços do coelho. Corrija o sal se necessário.  

Tampe a caçarola e deixe cozinhando por cerca de 1 hora. Se o molho ficar muito espesso, adicione um pouco de água, para atenuar a consistência.

Sirva ainda quente.

Este prato pode ser servido sem guarnição. 

Pão italiano com azeite e orégano, vai bem como acompanhamento.

 

A QUALQUER MOMENTO OUTRAS FORMAS DE PREPARAR UM COELHO.