O deputado federal Felipe Rigoni encerrou hoje a última etapa de votação do edital de emendas parlamentares. Foram recebidos 30.813 votos, um crescimento de 47,9% em relação aos 20.833 votos registrados no ano passado. Os votos passarão serão auditados e os projetos vencedores anunciados nesta sexta-feira (16).

Os capixabas puderam utilizar o aplicativo "Tem Meu Voto" para decidir quais dos 56 projetos finalistas deveriam receber R$ 12 milhões em emendas. A votação foi dividida em três grupos: primeiro as iniciativas da saúde, que representam 50% da verba; educação, ciência e tecnologia; e assistência social, saneamento, agricultura e desenvolvimento econômico.

Para Rigoni, o crescimento comprova o interesse da população. "O eleitor quer fazer parte do mandato e não podemos nos acomodar. Nosso papel é encontrar ferramentas que viabilizem esse encontro. O edital do ano passado foi inovador e virou uma referência nacional. Neste ano, o crescimento de 47% mostra o potencial e o engajamento da população", pontua.

O edital

Lançado no início de junho, o edital recebeu 323 inscrições, com representantes de 39 municípios e de todas as microrregiões do Espírito Santo. Todos foram submetidos à análise de um conselho de especialistas, formado por 22 nomes de diferentes áreas temáticas, como saúde e educação. A avaliação considerou três critérios, definidos no edital: o quão estruturante é o projeto, qual o impacto gerado e a qualidade da proposta.

Puderam participar órgãos públicos e instituições do terceiro setor com atuação no Espírito Santo.