A composição da mesa diretora e das comissões permanentes da Câmara Municipal de Vargem Alta inseriu representantes de todos os partidos que elegeram vereadores, colocando-os em posição de destaque quanto a atuação no Poder Legislativo Municipal.
Na mesa diretora, pela primeira vez uma mulher presidirá a Câmara de Vargem Alta, sendo a jovem Alessandra Fassarella (PSB), de 36 anos, a eleita para comandar a Casa no biênio 2021/2022.


Além de ter a primeira mulher presidindo o Legislativo, a Câmara de Vargem Alta ainda foi mais além, elegendo uma mesa diretora composta somente por mulheres, sendo as vereadoras Anna Gaburo (MDB) e vice-presidente, e, Mara David (Republicanos) como secretária.
Quanto as comissões permanentes da Casa, suas composições respeitaram o princípio da pluralidade, com representantes de todos os partidos que elegeram vereadores.


A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final será presidida pelo vereador Marcelo Scaramussa (MDB), tendo ainda como membros os vereadores Edenildo Souza, o Bigode (Solidariedade) e Rivelino Rosa (PDT) como membros.
Já a Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas o presidente é o vereador Célio Hugo Sartóri, o Celinho (PSB), tendo ainda como membros Almezindo Betini (DEM) e Walaci Pizetta (PL).