O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) anunciou na manhã desta quarta-feira, 17, que foi pego de surpresa pela alteração estatutária da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) que permite que a entidade seja presidida por ex-prefeitos. E acrescentou que, se isso vier a acontecer, vai desfiliar Barra de São Francisco da entidade, por entender que ela passará a atender a outros interesses que não aqueles para os quais foi criada. 

“É totalmente desproposital essa alteração estatutária. Por que indicar um ex-prefeito para presidir uma entidade cujos filiados são os municípios, que têm 78 prefeitos na ativa? Quem tem que presidir a Amunes é quem está no exercício da chefia do Executivo, porque a entidade existe para promover e fortalecer a luta dos municípios e ninguém melhor do que quem está no exercício do mandato para saber quais são as suas dores”, disse Enivaldo. 

Por trás desse “imbroglio” está o desejo do ex-prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, de assumir a presidência da entidade municipalista, com o apoio explícito do atual presidente da entidade, Gilson Daniel (Podemos), prefeito de Viana.

A informação da mudança no estatuto da Amunes está no jornal A Tribuna desta quarta-feira, 17. A eleição para a nova diretoria da entidade está marcada para o dia 31 de março, às 17h.

Enivaldo dos Anjos foi presidente da Associação dos Municípios no segundo período de seu mandato anterior, entre 1991 até outubro de 1992, quando deixou a prefeitura para ser secretário de Estado do Interior.  

Na época de seu mandato, promoveu a distinção da entidade para um caráter municipalista, com a reforma do estatuto. Antes, a entidade era Associação dos Prefeitos e Vereadores do Espírito Santo (Apreves) e foi transformada em Associação dos Municípios (Amunes), com um novo estatuto. (Da Redação com José Caldas da Costa)