A ida do ex-Prefeito Gilson Daniel para a Secretaria de Governo é interpretada como uma jogada do Governador para retirar Tyago Hoffmann do núcleo de poder Palácio Anchieta com uma saída honrosa: nomeá-lo na Secretaria de Ciência e Tecnologia fundida com Desenvolvimento. 

Além disso, Casagrande se apropria do capital político do ex-prefeito de Viana. mata dois coelhos com uma só cajadada. As polêmicas e suspeitas envolvendo o atual Secretário fizeram sua imagem tóxica. Não é visto em fotografias com o Governador, sendo substituído pelo Secretário da Casa Civil Davi Diniz nos eventos oficiais.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia fundida com Desenvolvimento está longe de ser uma super secretaria. Isso é uma interpretação forçosa para não parecer que Hoffmann virou um estorvo dentro do projeto de poder do Governo do PSB. 

Por outro lado, ele ficará mais próximo do ambiente temático de tecnologia de informação (Ti) para navegar nesses temas que lhe despertam muita atração, área que quase sempre coloca Hoffmann como suspeitos nas milionárias licitações.

Tanto que na Secretaria de Governo foi criada, de forma exótica e sob seu comando, uma Coordenação de Inovação e Tecnologia (CIT) para organizar grandes licitações da área de tecnologia. E nomeou seu homem de confiança, Vitor Murad.

Essa manobra esvaziou a Prodest e transferiu poder a essa coordenação para definir o rumo das concorrências, definindo os objetos. O aprisionamento desses temas no âmbito de uma Secretaria de Governo é incomum. O esvaziamento da Prodest, autarquia ocupado por concursados da área, também se apresenta suspeito e sem lógica.

Nesse contexto, o novo Secretário de Ciência e Tecnologia, Tyago Hoffmann, mesmo rebaixado politicamente, pode levar consigo a estrutura de controle das licitações de Ti que montou dentro da Secretaria de Governo, através da atípica Coordenação de Inovação e Tecnologia. Resta saber se levará Vitor Murad para continuar a pilotar esses interesses. 

Será que o projeto milionário envolvendo a SQL Tecnologia de Roberto Colemberg passará pela sua mão? Sobre esse esquema, a FOLHA divulgará em breve uma reportagem específica, ainda em apuração.