O delegado federal Eugênio Ricas indicou o nome do auditor Holdar de Barros Figueira Netto, concursado do Tribunal de Contas do Espírito Santo, de confiança de Eugênio Ricas, para integrar a equipe do prefeito de Itapemirim-ES, Thiago Peçanha (Republicanos). Holdar é um nome respeitado, independente e possui um ótimo currículo para contribuir com qualquer governo ou Prefeitura.

Eugênio Ricas, hoje Delegado Federal, é representante da Polícia Federal em Washington e foi chefe da delegacia de combate ao crime organizado, chegando a liderar a operação Lava Jato na sede da PF em Brasília-DF. 

Foi Secretário de Controle e Transparência (SECONT) do Governo de Paulo Hartung e se destacou por ser o guardião da ética e integridade na administração pública. 

Combateu qualquer suspeita ou desvio interno, com total independência, permitindo a boa aplicação dos recursos e punindo quem andou fora da linha, empresas e servidores. A operação Alquimia, por exemplo, que combateu a compra superfaturada  em R$ 1 mi dos repelentes contra a Zika pela Secretaria Estadual de Saúde, foi fruto de seu trabalho. 

Ele tinha carta branca do ex-Governador para agir em qualquer caso, inclusive dentro do próprio governo estadual, como ocorreu com o caso dos repelentes, que gerou a prisão de servidores e dos donos da empresa, além de ressarcir o erário. Eugênio revolucionou a Secretaria de Transparência com atuação técnica, eficaz e totalmente independente da política. 

Com essa experiência, o Delegado Federal se colocou à disposição do Prefeito Thiago e da cidade de Itapemirim para ajudar no que for preciso. A Prefeitura já tem uma secretaria de Controle e Transparência (SECONT), inspirada justamente no modelo do governo estadual criado por Eugênio Ricas. 

Eugenio reconheceu que a gestão atual do município de itapemirim  se destacou no Espírito Santo, ao romper com práticas antigas e buscar incrementar o sistema de controle e transparência, com a proibição de contratar fichas sujas. Por isso, se sentiu à vontade para contribuir com a indicação do auditor Holdar, um nome altamente qualificado, independente e acima de quaisquer suspeitas. 

Um nome que já é uma grande contribuição do Delegado Federal Eugênio Ricas para ajudar o município de itapemirim a seguir seus passos de ética e integridade. Segundo o Prefeito Thiago Lopes, "Holdar vai ter a mesma carta branca que  Eugênio Ricas tinha como secretário de Controle e Transparência".


Quem é Holdar de Barros Figueira Netto, o novo Controlador Geral da Prefeitura de Itapemirim?

- Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, ingresso no concurso público de 1995;
- Diretor de Planejamento e Articulação Setorial do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo - IOPES. 
- Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santos – Ufes.
- Exerceu os cargos de Chefe e Coordenador do Núcleo de Engenharia e de Sub- Controlador Geral do Tribunal de Contas do Estado do ES.