O Tribunal de Contas do Espírito Santo encontrou indícios de irregularidades ao receber  Representações dos Deputados Estaduais Torino Marques (PSL) e Carlos Von (Avante) e do Vereador de Vitória Armandinho Fontoura (PODE), pedindo apuração do escândalo do pen drive.

A Corte acolheu a denúncia, abriu investigação e mandou intimar o Governo do Estado, via Detran, para prestar esclarecimentos, com urgência, em cinco dias, improrrogáveis.

Ao mesmo tempo,  o Tribunal também deu cinco dias para o governo dizer se vai cumprir ou não o pedido do Ministério Público de suspender a licitação por 120 dias enquanto durarem as investigações de direcionamento do certame e análise das provas do pen drive.  

 

O promotor de justiça da 27ª Promotoria Cível de Vitória do MP-ES Rafael Calhau Bastos pediu a suspensão do certame ao Diretor Geral do Detran, sob pena de, em não cumprindo, ser alvo de ações.

Outros acolhimentos de ações podem acontecer a qualquer momento pelas autoridades federais por envolver uma empresa chinesa.